História ou Estória: Qual a grafia correta?

Às vezes quando vou escrever alguma matéria, dúvidas de como devo escrever as palavras aparecem e uma delas foi esta. História ou Estória: Qual a grafia correta? Eu descobri e vou contar para você!

A verdade é que existem as duas grafias. Segundo o dicionários Houaiss, a palavra estória vem do século XIII e servia para se referir a relato de fatos ficcionais, ou seja, que não possuem comprovações.

As pessoas utilizavam esta palavra para se referir a contos e narrativas populares que não eram constituídas de fatos históricos.

Já a palavra história sempre foi empregada quando era preciso fazer referência a fatos reais e científicos baseados em acontecimentos factuais.

Mas isso ainda vale? Não, a palavra estória faz parte da forma arcaica da língua portuguesa, ou seja, é muito antiga e caiu no desuso.

Em 1943 houve uma uniformização de nossa língua materna, assim a Academia Brasileira de Letras definiu que a palavra estória não existiria mais, assim atribuindo todos os significados apenas a palavra história. Ou seja, hoje não existe mais a distinção entre estória e história, existindo apenas a palavra história.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quem inventou o secador de cabelo?

Próximo Artigo

Qual a diferença entre HD e SSD?

Postagens Relacionadas