http://molcci.com.br/historia-do-volei-de-praia:-onde-surgiu-e-curiosidades/

História do Vôlei de Praia: Onde surgiu e curiosidades

A história do vôlei de praia estará sempre marcada na memória do esporte brasileiro. Você sabe o motivo? Os títulos no vôlei de praia foram as primeiras medalhas conquistadas por mulheres brasileiras em toda a história das Olimpíadas. E vieram logo um ouro e uma prata, em Atlanta, em 1996.

O que é vôlei de praia?

O vôlei de praia é um esporte praticado em quadras de areia, com dimensões oficiais de 16 por 8 metros. Mas as disputas envolvem duas duplas e têm dinâmica similar à do voleibol.

Internacionalmente, o esporte é gerido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que é responsável pela definição das regras do vôlei de praia, assim como pela organização das principais competições do voleibol.

Qual o objetivo do vôlei de praia?

Assim como no voleibol de quadra, o objetivo no vôlei de praia é rebater a bola sobre uma rede, buscando com que ela caia dentro da quadra adversária.

Os pontos são iniciados a partir de um saque executado por um jogador atrás da linha de fundo. Cada dupla tem direito a três toques, em uma disputa que segue até que a bola caia no chão.

Variação natural do vôlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos. Dispostos a praticar o esporte na praia, nas areias da Califórnia. Os pioneiros começaram a dar seus saques e cortadas em 1920.

Aos poucos, a idéia foi ganhando adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, mas até que, em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vôlei de praia. Três anos depois, veio o primeiro circuito, composto por etapas jogadas em cinco praias da Califórnia.

O sucesso da iniciativa motivou a fundação, em 1960, da California Beach Volleyball Association (CBVA), que impulsionou a prática, consolidando a modalidade mundialmente na década de 1980. Arrebatando diversos jogadores de quadra consagrados, o esporte ganhou, na Austrália, o primeiro circuito profissional. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, a modalidade tornou-se oficialmente um esporte olímpico.

No Brasil, a modalidade passou a ser praticada na década de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro. Durante as décadas seguintes, o vôlei de praia ganhou milhares de adeptos no país, mas era encarado como mera brincadeira de fim de semana.

A mudança

Isso mudou a partir de 1986, quando se realizou o Hollywood Volley, em Copacabana e em Santos (SP), com a participação de atletas brasileiros e internacionais. Oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) após o Hollywood Volley, o vôlei de praia teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado nas areias de Ipanema, em 1987.

A dupla Sinjin Smith/Randy Stoklos, dos Estados Unidos, conquistou o título, enquanto dois astros da Geração de Prata do vôlei de quadra brasileiro,  Renan e Montanaro, foram os brasileiros ma is bem colocados, terminando em terceiro lugar. Estava aberta a porta para a evolução de uma modalidade que hoje ocupa posição de destaque no cenário esportivo brasileiro.

Difícil adaptação

Não são poucas as estrelas do vôlei de quadra que migram para o vôlei de praia. Entretanto, a adaptação à nova modalidade nem sempre é fácil. Até hoje, só um atleta campeão olímpico na quadra conseguiu a façanha de conquistar a medalha dourada também nas areias.

Trata-se da lenda norte-americana Charles Frederick Kiraly, mais conhecido como Karch Kiraly. Campeão com a Seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Los Angeles-1984 e Seul-1988, ele arrebatou o ouro nos Jogos de Atlanta-1996, ao lado do parceiro Kent Steffes. Kiraly é considerado por muitos o maior jogador de vôlei de todos os tempos.

Praia de nudismo

Na França, o vôlei de praia chegou de forma inusitada, pelas mãos de um empresário francês que se encantou com o esporte durante uma viagem à Califórnia. Em 1927, ele tratou de levar a novidade para a praia de nudismo que frequentava, em Francoville.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
2
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/4-projetos-curiosos-da-nasa-para-o-futuro-da-humanidade/

4 Projetos da NASA para o futuro da humanidade

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/abducao-o-fenomeno-de-teletransporte-pode-ser-uma-forma-de-abducao/

Abdução: O fenômeno de teletransporte pode ser uma forma de abdução?

Postagens Relacionadas