Faz mal dormir com plantas no quarto?

É comum ouvir de nossas mães, tias e avós que não se deve deixa plantas dentro do quarto, tal crença popular atravessa gerações e as razões podem parecer óbvias. Porém, faz mal dormir com plantas no quarto? A ciência explica!

A crença diz que, como à noite não há luz, as plantas não conseguem realizar o processo correto da fotossíntese e sua taxa de respiração aumenta. Logo, a taxa de gás carbônico aumenta e diminui o nível do oxigênio, o que na teoria causa falta de ar, garganta seca, fadiga e náuseas. Mas isto está correto?

Para se ter ideia, uma pessoa respira cerca de vinte vezes mais oxigênio que uma planta no mesmo período de tempo. Logo, libera a mesma média de vinte vezes mais gás carbônico que a mesma.

Ou seja, se fato fosse verídico, certamente dormir com outro ser humano no mesmo ambiente seria muito pior do que dormir com uma planta. Logo, o gás carbônico não seria o grande vilão da história.

Porém, realmente dormir com plantas em seu dormitório não é a melhor ideia que você já teve. Isto porque durante a evolução, diversas plantas desenvolveram um mecanismo interessante que as liberta de insetos fitofágicos. Este tipo de inseto é parasita e precisa de inserir em plantas para sugar sua seiva e, assim, transmitir vírus e bactérias que matam o vegetal.

Para evitar que isso ocorra, certas espécies de plantas liberam durante a noite substâncias chamadas piretrinas que são repelentes naturais. Porém, essas substâncias sendo expelidas em um ambiente fechado durante toda a noite pode provar sensação de falta de ar.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que é um relógio de quartz?

Próximo Artigo

Você conhece a história da Lacta?

Postagens Relacionadas