Existe algum animal imortal? Conheça a expectativa de vida dos seres mais longevos

Existe algum animal imortal? Conheça a expectativa de vida dos seres mais longevos

A expectativa de vida varia bastante entre os animais, e há inclusive um que não morre nunca – acredita? É uma água viva que habita a parte mais fria dos oceanos.

Diferentes espécies de ostras vivem 50, 100 e até 400 anos. No entanto há peixes, tartarugas e elefantes vivem mais do que os humanos. E estes, por sua vez, têm expectativa de vida cada vez maior.

A expectativa de vida dos animais dependem, muitas vezes, do seu metabolismo. Mas os que têm um metabolismo mais lento geralmente vivem mais.

Qual o animal mais longevo da Terra?

O animal que tem a expectativa de vida demais longa existente na Terra é uma água viva chamada Turritopsis nutricula, recentemente renomeada para. Turritopsis dohrnii, que não morre nunca. No entanto quer dizer, se só se ela for comida por outro animal.

Mas ela é um celenterado e costuma viver nas águas mais frias dos oceanos. “Ela vive na forma de água viva, denominada também de medusa, quando adulta.

“No caso da água viva, em vez do DNA programar a morte, ele programa a volta dela para o pólipo. É um comando do DNA para essa espécie”, afirma o professor. Mas o processo de envelhecimento e morte está registrado no DNA de cada indivíduo.

Segundo o professor, esta é a explicação de por que os animais que respiram lentamente, comem pouco proporcionalmente e com metabolismo mais baixo tendem a viver mais.

Quanto tempo vivem as ostras?

A ostra denominada Arctica islandica, que habita regiões de águas muito frias – como o Oceano Ártico – vive, em média, 400 anos. Ela é um molusco bivalve. “Em águas mais frias, o metabolismo é bem lento. Daí, todos os processos são lentos e o animal acaba demorando para morrer”, explica o professor da veterinária da UFMG, Leonardo Lara.

O professor diferencia as ostras comerciais das destinadas à alimentação. “As ostras comerciais, que produzem as pérolas, vivem, em média, de 50 a 100 anos. Já as ostras que são para a alimentação, geralmente são abatidas entre dezoito e trinta meses desde o seu nascimento”, explica.

Qualquer corpo estranho em seu interior provoca a formação da pérola, mas quanto mais homogêneo for esse corpo estranho, mais redonda fica essa pérola. “Geralmente é introduzido um grão de areia bem redondinho dentro dela para a formação de pérola de qualidade”, explica.

Quanto maior uma tartaruga, mais ela vive?

http://molcci.com.br/existe-algum-animal-imortal?-conheca-os-seres-mais-longevos/

As tartarugas marinhas também vivem muito. Segundo o professor da faculdade de veterinária da UFMG Leonardo Lara, as maiores geralmente vivem mais. “Existe um relato de uma tartaruga capturada em uma embarcação na década de 1990 que tinha escrito em seu casco o número 1492. Foi feita uma análise da tinta do casco e comprovou que foi escrito aproximadamente 500 anos atrás mesmo”, afirma.

Geralmente, as tartarugas marinhas demoram 25 anos para se tornarem adultas. Em zoológicos, elas costumam morrer de 120 a 180 anos. “Ela é um réptil quelônio e se alimenta tanto de peixes quanto de algas marinhas”, explica o professor.

Os répteis quelônios têm a carapaça (parte de cima) e o plastrão (parte de baixo do corpo), e as duas partes se fundem e formam o que seria o “esqueleto” da tartaruga. “É como se a coluna formasse a carapaça, e as costelas, o plastrão”, esclarece o professor. 

Tartarugas de ambientes mais quentes vivem mais?

Existe um relato comprovado sobre uma tartaruga de Galápagos com 255 anos. Ela também é um réptil quelônio e se alimenta com bastante frutas e verduras. Mas segundo o professor de veterinária da UFMG Leonardo Lara, a longevidade desses animais é uma consequência de seu metabolismo lento.

As tartarugas de Galápagos estão entre as espécies observadas pelo cientista. Charles Darwin e contribuíram para que, no século XIX, ele formulasse a teoria da evolução. Geralmente, elas medem cerca de 1 metro e pesam 250 quilos.

No entanto as ilhas de Galápagos ficam localizadas no Oceano Pacífico, próximas do Equador. Diferentemente dos oceanos gelados onde vivem as baleias, a temperatura média da ilha varia de 21ºC a 30ºC durante o ano. De janeiro a junho, a temperatura costuma ir de 21ºC a 27ºC. Já de julho a dezembro, as temperaturas costumam variar de 18ºC a 23ºC, um pouco mais frio do que o primeiro semestre do ano.

A expectativa de vida das Tartarugas terrestres são longevas?

Com registro comprovado de vida de 188 anos, a tartaruga rajada também é longeva. Segundo o professor da veterinária da UFMG Leonardo Lara, há ainda relatos a partir de observação empírica de uma outra tartaruga rajada que teria atingido 256 anos, mas sem comprovação científica. “Ela é uma tartaruga grande, terrestre e ela é bastante encontrada em zoológicos”, explica.

A idade das tartarugas é geralmente calculada com uma marcação. “No projeto TAMAR, do Ibama, essas marcações já ocorrem há mais de 30 anos”, explica. Entretanto, o professor critica, dizendo que apesar do belo trabalho do projeto Tamar, o sistema de marcações demorou para começar a acontecer no Brasil.

Qual a expectativa de vida do peixe que vive mais?

Entre os peixes, as carpas têm o maior tempo de vida registrado. “Temos o registro de uma delas com o tempo de vida de 225 anos. Claro, que são carpas mais selecionadas”, explica o professor da veterinária da UFMG Leonardo Lara. Elas são peixes de água doce, com uma alimentação em geral herbívora, mas, na verdade, elas ingerem tudo que encontram na água, principalmente plantas aquáticas e alguns crustáceos. 

O professor conta uma curiosidade: mil anos antes de Cristo já tinham carpas domesticadas no Japão. “A carpa foi o primeiro animal domesticado de que se tem relato, principalmente nos tanques, lagos e jardins dos antigos imperadores japoneses”, comenta.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/aplicativos-para-apimentar-a-relacao-na-hora-do-"h"/

Aplicativos para apimentar a relação na hora do "H"

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/principais-deuses-egipcios-e-seus-significados/

Principais deuses egípcios e seus significados

Postagens Relacionadas