Entenda os benefícios no consumo de frutas cítricas

A correria da vida cotidiana faz com que esqueçamos da saúde sem perceber. As frutas cítricas são grandes aliadas, uma vez que contêm alta concentração de ácido cítrico e vitamina C, potássio, vitamina A e flavonoides. Frutas cítricas também ajudam a emagrecer por conta de suas propriedades de redução na absorção de gorduras e açúcares pelo organismo e aumentarem a sensação de saciedade.

Quais são as frutas cítricas?

São todas as frutas com elevada quantidade de ácido ascórbico, que é a vitamina C, responsável pelo sabor ácido. Alguns exemplos de frutas cítricas são: laranja, abacaxi, uva, tangerina, toranja, limão, kiwi, lima, morango, dentre muitas outras.

Benefícios da vitamina C

Quando consumida na quantidade certa, a vitamina C nos oferece incontáveis benefícios como proteger contra o envelhecimento das células, reduzir o risco de derrames cerebrais, alguns tipos de câncer, ataques do coração e doenças pulmonares, ajudar a limpar o sangue de microorganismos indesejáveis e células mortas, prevenir e fortalecer o sistema imunológico contra infecções e gripes

Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi, mas para que essas frutas protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas e preparadas.

Benefícios práticos (visíveis) no consumo de frutas cítricas

  • Pouco teor calórico, auxiliando no emagrecimento;
  • Diminuir a prisão de ventre, devido à riqueza em fibras;
  • Melhorar a hidratação do organismo, pois são ricas em água.
  • Manter uma pele hidratada, saudável e com boa aparência;
  • Nos dá mais disposição para atividades diárias.

Frutas cítricas contém importantes nutrientes e vitaminas para nosso corpo graças a seus compostos naturais: ácido bioflavonóide, fibras, pectina fólica e fibras. Também possuem minerais: cálcio, potássio e magnésio. As frutas cítricas ajudam na formação do colágeno e no clareamento de manchas na pele. As frutas cítricas também fortalecem o sistema imunológico, pois são fontes de vitamina C que aumenta a defesa do organismo. As frutas cítricas têm o poder de retardar o envelhecimento precoce de células e beneficia o sistema vascular, com a prevenção de derrames cerebrais e infartos.

É recomendado comer frutas cítricas durante o dia, equilibradamente. A alta quantidade vitamina C destas frutas cítricas agem como ótimo tratamento de beleza, pois são antioxidantes, ajudando na limpeza da pele. Contribuem para o bem-estar geral, pelas propriedades de prevenção de doenças como o câncer. E, é claro, são o remédio mais barato e saboroso ao nosso alcance!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Conheça o mistério de Amityville!

Próximo Artigo

O que é Empréstimo Consignado?

Postagens Relacionadas