É verdade que os cães podem sentir que uma mulher está grávida?

Muito se tem falado sobre os sentidos aguçados dos animais, especialmente os cães. Em muitos casos, eles são capazes de perceber coisas que passam despercebidas pela mente humana, o que leva muitas pessoas a acreditarem que os cães podem até sentir que uma mulher está grávida.

Ao observar o comportamento desses animais, especialmente ao morar com um, você pode criar inúmeras perguntas difíceis de responder, principalmente quando há poucos estudos científicos sobre o assunto. No entanto, ao longo deste artigo, tentaremos lançar alguma luz sobre se os cães realmente podem sentir uma gravidez humana.

Analisando os sentidos dos cachorros

Muito se discute sobre a comunicação interespécies, referindo-se à incrível habilidade dos animais se comunicarem profundamente com qualquer outra espécie. No caso do cão, diz-se que ele é o melhor amigo do homem, e acho que qualquer amante de cachorros compartilha dessa opinião.

Esta citação popular, que se perpetuou ao longo do tempo, tornou-se profundamente enraizada na humanidade devido aos inúmeros comportamentos surpreendentes que podem ser observados. Um exemplo disso é quando um cachorro uiva incansavelmente ao saber que seu dono morreu.

Da mesma forma como são capazes de prever até desastres naturais, eles também são muito sensíveis ao que acontece com seus donos. Basicamente, eles podem detectar quando as coisas não estão indo bem e a atmosfera não está harmoniosa.

Portanto, se esses animais são tão suscetíveis às mudanças no ambiente ao seu redor, eles podem prever que uma mulher está grávida, podendo fazer isso antes mesmo de qualquer manifestação física da gravidez.

Quando falamos sobre os sentidos pra lá de aguçados que os animais possuem, a conversa rapidamente adquire uma conotação mística. No entanto, este tópico não é tão esotérico quanto pode parecer; na verdade, isso pode ser perfeitamente explicado pelo conhecimento científico que já possuímos.

Os cães são, por exemplo, alguns dos melhores enfermeiros para pessoas que sofrem de diabetes, pois são capazes de detectar as alterações fisiológicas que acontecem quando um corpo está com falta de glicose no sangue. Além de alertar os diabéticos, esses cães podem trazer o material necessário para o tratamento da doença para mais perto deles.

De maneira semelhante, numerosas mudanças fisiológicas ocorrem no corpo de uma mulher grávida, o que explica por que os cães são capazes de prever quando uma mulher está no período de gestação.

Como os cães conseguem saber que uma mulher está grávida

Basicamente, as mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez alteram o cheiro corporal da mulher. Isso pode não ser tão óbvio para você ou para mim, mas os cães percebem isso claramente.

De fato, em alguns casos, eles podem até ficar com ciúmes ou excessivamente protetores com relação às tutoras.

Conforme a gravidez avança, os cães também tendem a notar que a mulher se torna mais sensível, mais cansada e que várias mudanças estão ocorrendo em seu ambiente. Dito isto, podemos concluir que tanto a intuição feminina quanto o sexto sentido de um cachorro são muitas vezes as melhores ferramentas para detectar uma gravidez.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que muitas pessoas roem as unhas?

Próximo Artigo

12 curiosidades fascinantes sobre os biscoitos Oreo

Postagens Relacionadas