É verdade que fraturas nos ossos podem prever a chuva?

Quem ai não tem uma tia ou avó que começa a sentir aquela dorzinha no joelho e já solta sua previsão: vem chuva por ai! Mas afinal, será que isso é loucura ou é verdade que fraturas nos ossos podem prever a chuva?

Apesar de ainda não existirem comprovações científicas que nos contem como funciona esse processo, existem vários estudos que demonstram a relação entre umidade, articulações e dor. O médico Eduardo dos Santos Paiva da Sociedade Brasileira de Reumatologia disse a revista MundoEstranho:

“A maioria dos autores concorda que uma pessoa com doença reumática pode ser sensível a variações do tempo, embora o elemento que causa a piora da dor varie de paciente para paciente.”

São essas incertezas que demonstram ainda a falta de embasamento científico, porém sabe-se que as dores são provocadas pelo aumento da umidade no ar, que é um forte indicador que teremos chuva. Segundo a Sociedade Americana de Meteorologia, 73% dos pacientes expostos a estas condições sentiram piora em suas dores.

Porém, vale ressaltar que não basta aumentar apenas a umidade, a pessoa que realmente sente essas mudanças precisa sofrer de algum tipo de doença nas articulações como artrite ou artrose e não apenas nos ossos.

Em 1990 o ortopedista Hans Wingstrad percebeu através de seu estudo que a pressão dentro das articulações é menor que a atmosférica. Quando a pressão atmosférica cai, as duas acabam se equilibrando, assim desalinhando as juntas do quadril em 8 mm através da pressão intra-auricular.

Alguns estudiosos acreditam que o mesmo ocorra nas demais articulações, logo a temperatura pode ocasionar um espessamento do líquido das cavidades auriculares provocando a dor.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que significa a palavra Réveillon?

Próximo Artigo

Por que congelar comida a faz durar mais?

Postagens Relacionadas