É realmente necessário extrair os dentes do siso?

Os dentes do siso (ou terceiros molares) são um tantos misteriosos. Por que temos esses dentes que, na maioria dos casos, acabam sendo arrancados? E, por falar nisso, é realmente necessário extrair os dentes do siso?

Embora os dentes do siso sejam algo que os humanos modernos temem, a sua função remonta aos nossos ancestrais, como veremos ao longo desse post.

Por que temos os dentes do siso?

Nossos primeiros ancestrais sobreviveram à base de uma dieta repleta de carne crua, nozes, raízes, frutas vermelhas e folhas.

Eles não tinham o luxo de usar facas para cortar e preparar comida, sem falar que cozinhar sua carne nem era uma opção disponível. Por conta disso, mastigar esses alimentos duros e fibrosos exigia uma mandíbula mais larga e molares fortes.

Ter três conjuntos de molares, incluindo os famosos dentes do siso, era vital para que nossos ancestrais pudessem comer alimentos crus e duros. Como nossos ancestrais possuíam mandíbulas maiores, elas acomodavam facilmente os dentes do siso. Na prática, isso permitiu que os molares crescessem na boca normalmente.

Curiosamente, a prevalência dos dentes do siso é uma das maneiras pelas quais os antropólogos podem determinar a idade dos esqueletos. Por exemplo, o esqueleto do “Menino de Turkana” no Museu Nacional de História Natural Smithsonian data de 1,6 milhão de anos atrás, sendo que essa datação foi analisada com base na sua arcada dentária. Os pesquisadores acreditam que ele tinha oito ou nove anos devido, em parte, ao fato de que seus terceiros molares ainda não tinham “nascido” quando ele morreu.

Por que não precisamos mais dos terceiros molares?

Para respondermos a essa pergunta, basta darmos uma olhada no que estamos comendo nos tempos modernos. Mais importante ainda, devemos analisar como preparamos os alimentos que comemos.

Muitos especialistas acreditam que comer alimentos mais macios, especialmente na infância, desempenha um papel crucial na função dos dentes do siso. Nos dias de hoje, nós cortamos, picamos, fervemos, cozinhamos e assamos quase tudo o que comemos. Dito isto, toda essa preparação de comida tornou comer uma tarefa bem fácil de realizar.

Os especialistas acreditam que nossa mandíbula se tornou menos larga e menor com o passar dos anos devido à forma como os alimentos são preparados e consumidos. Alimentos duros parecem estimular o fortalecimento da mandíbula na infância, tornando mais provável que o terceiro dente se encaixe adequadamente no espaço disponível.

Em resumo, os dentes do siso não são mais necessários e nossas mandíbulas não têm mais espaço para acomodá-los, razão pela qual os terceiros molares precisam ser extraídos em certas ocasiões, como veremos no tópico a seguir.

Conforme os humanos modernos tomaram forma, nossa estrutura geral mudou. Com o passar do tempo, o osso do nosso maxilar ficou menor e todos os 32 dentes passaram a não caber corretamente na boca. Desse modo, os dentes do siso podem não crescer totalmente porque não encontram espaço e acabam sendo bloqueados por outros dentes.

Nem todo mundo tem dentes do siso, no entanto. Pelo menos, eles nunca podem irromper nas bocas de algumas pessoas. Existem várias razões para isso, de acordo com pesquisadores, incluindo o ângulo e o desenvolvimento da raiz dos dentes, seu tamanho e o espaço disponível na mandíbula.

É importante deixar claro que não é necessário extrair os dentes do siso em todas as situações. Por outro lado, em certos casos, mesmo que eles não estejam causando problemas em termos de espaçamento, eles podem ser extraídos para evitar problemas futuros. No fim das contas, apenas um dentista pode confirmar se a extração é realmente necessária ou não.

Por último, vale mencionar que esses dentes também são conhecidos como “dentes do juízo”, pois eles normalmente surgem entre 17 e 21 anos. Dito isto, é provável que o apelido tenha algo a ver com o ditado ou crença popular de que “com a idade vem a sabedoria”.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quais são as melhores profissões para pessoas introvertidas?

Próximo Artigo

14 Curiosidades incríveis sobre bebês

Postagens Relacionadas