É possível sobreviver comendo somente batatas?

O filme Perdido em Marte, estrelado por Matt Damon, tem um enredo que gira em torno da história de um homem largado em solo marciano que confia na ciência para vir em seu socorro. De um modo geral, o filme é muito bom e até levantou algumas questões interessantes. Por exemplo, seria possível sobreviver comendo somente batatas?

Ao longo deste artigo, nós vamos explorar essa possibilidade, mas se você ainda não viu o filme citado, saiba que haverá alguns spoilers mencionados aqui.

As batatas marcianas de “Perdido em Marte”

No filme, o protagonista Mark Watney, interpretado por Matt Damon, é um astronauta que viaja a Marte com uma tripulação de 5 membros. As complicações surgem logo cedo e Watney acaba ficando preso no planeta. Por conta disso, ele tem que sobreviver até que a tripulação da próxima missão chegue para resgatá-lo.

Para sobreviver, Mark Watney, sendo um botânico, decide plantar batatas no planeta ressequido sob condições controladas e realmente consegue sobreviver por muito tempo, embora também tenha contado com a ajuda de suplementos vitamínicos por meio de pílulas. Ainda assim, sua nutrição se baseia principalmente no consumo de batatas, que fazem uso das fezes de Watney como fertilizante. Mas, será que isso seria possível no mundo real?

Pesquisadores da NASA e do International Potato Center realizaram alguns experimentos neste sentido e tais estudos levaram a resultados promissores, pois os cientistas foram capazes de cultivar batatas em condições adversas semelhantes às de Marte.

Eles tiveram que usar solo do deserto Pampas de la Joya do Peru. Os cientistas também fizeram simulações das condições de Marte (temperatura, ciclo diurno e noturno, gases e pressão do ar) e, no futuro, eles planejam fazer várias rodadas de experimentos com diferentes tipos de batatas, o que poderá ajudá-los a determinar qual variedade sobrevive melhor em condições específicas.

Com tudo isso em mente, chegou a hora de finalmente analisarmos se é possível sobreviver comendo somente batatas.

Para início de conversa, até existem algumas coisas boas a favor de uma dieta focada no consumo de batatas. Para começar, as batatas são bastante fáceis de cultivar e produzem uma quantidade decente de tubérculos comestíveis por metro quadrado de plantio.

Essas qualidades por si só já tornam as batatas uma escolha muito boa para uma pessoa que não tem esperança de obter uma dieta mais nutritiva por um longo período de tempo. No entanto, uma dieta focada exclusivamente nas batatas seria criticada por nutricionistas, pois elas contêm carboidratos simples que são convertidos em açúcares simples, levando ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e à obesidade.

Ainda assim, para uma pessoa cujo único objetivo fosse sobreviver em um planeta estranho, engordar um pouco não importaria muito. Além disso, as batatas são uma grande fonte de vitamina C, potássio, magnésio, iodo e certas vitaminas B. Por último, mas não menos importante, elas oferecem o que há de mais importante para uma pessoa que está tentando sobreviver: as calorias.

No fim das contas, as batatas até poderiam ajudá-lo a sobreviver por alguns meses, mas os riscos de não ter nenhum outro suplemento nutricional acabariam por cobrar seu preço. Como não há vitamina A nas batatas, a pessoa poderia desenvolver cegueira noturna devido à falta dessa vitamina essencial.

O conteúdo de proteína da batata também é relativamente baixo, então a pessoa estaria sujeita a doenças como kwashiorkor e marasmo.

Outras doenças também poderiam surgir, como raquitismo (devido à deficiência de vitamina D), fraturas ósseas (devido à falta de cálcio), danos nos nervos (devido à falta de vitamina E) e declínio cognitivo em conjunto com inflamação crônica (devido à falta de gorduras).

Batata-doce pode ser uma escolha mais inteligente

De certo modo, tudo isso prova que nenhum alimento pode manter um ser humano vivo por anos, muito menos batatas. No entanto, se você substituir as batatas comuns por batatas-doces, estará mais bem preparado para evitar algumas das doenças mencionadas acima.

A batata-doce é tão fácil de cultivar quanto a batata comum, sem falar que contém quase a mesma quantidade de calorias e pode ser comida crua. De fato, este último fator seria muito útil em um cenário apocalíptico, visto que as batatas normais não podem ser comidas cruas (até podem, mas têm um sabor horrível).

Portanto, se você for um astronauta e estiver embarcando em uma jornada para um planeta distante, insista para que sua equipe de suporte embale uma grande quantidade de batatas-doces para a viagem. Desse modo, você poderá desenvolver um jardim espacial, caso as coisas não venham a sair como planejado!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os cães gostam de colocar a cabeça na janela do carro?

Próximo Artigo

12 Curiosidades interessantes sobre o teclado de computador

Postagens Relacionadas
Mais informações

Por que usamos gravatas?

As crianças odeiam colocá-las no pescoço, os homens adultos no mundo corporativo adoram exibi-las e muitas mulheres continuam…