Descubra 6 benefícios do arroz para a sua saúde

Há milhares de anos, o arroz é o alimento principal para mais de metade da população mundial. Assim como a cevada e a aveia, o arroz cresce no interior de uma casca protetora que tem de ser removida caso o grão seja usado na alimentação.

Mas muitos nutrientes se perdem quando o farelo e o germe são removidos durante o processo de moagem do arroz branco. Já o arroz integral – grãos intactos que ainda mantêm suas camadas de farelo – é um pouco mais nutritivo que o branco. O arroz é importante no planejamento de um cardápio.

Os risotos preparados com caldos de carne sem gordura e vegetais, e os pilafs, preparados com caldos sem gordura, nozes picadas e frutas secas, são opções de entradas leves, nutritivas e econômicas. O arroz também faz parte de cereais matinais, é uma excelente base para saladas, além de ser um acompanhamento natural de legumes, peixes e carnes. O farelo de arroz também adiciona volume a pães e bolos.

Tipos de arroz

  • O arroz branco é um verdadeiro clássico. Por ser um grão ‘longo’, acaba ficando fofo depois de cozido. Quanto mais curto for o arroz, maior será a probabilidade de os grãos grudarem uns nos outros. Quanto mais longo, mais fofo.
  • O arroz integral pode facilmente substituir o arroz branco em qualquer prato e contém mais nutrientes como fósforo, magnésio e potássio, além de oferecer mais fibras por porção do que o arroz branco.
  • O arroz parboilizado é processado de forma diferente do arroz branco. A casca dele é deixada assim que está encharcado e cozido no vapor. Em seguida, depois de seco, as cascas são removidas e o arroz resultante é embalado. Como a casca é deixada por mais tempo no processo, os grãos absorvem mais nutrientes, como vitamina B e potássio. Depois de cozido, fica seco e com textura firme.
  • O arroz arbóreo é um arroz italiano de grão do tipo médio, com textura cremosa, utilizado em risotos porque permanece firme por dentro mesmo após o longo processo de cozimento.
  • O basmati é um arroz aromático de origem paquistanesa e indiana que cozido, incha apenas no comprimento. É perfeito para fazer pilafs.
  • O jasmine é um arroz aromático de origem tailandesa. Tem textura suave e úmida e seus grãos grudam.
  • O arroz selvagem é um parente distante do arroz comum e contém mais proteínas que ele, além de ser mais rico em lisina, um aminoácido que não está presente na maioria dos grãos

Benefícios do arroz para a saúde

Além de ser versátil, o arroz ainda possui diversos benefícios.

1. Ajuda na prevenção de câncer de cólon

O consumo de arroz integral pelo menos uma vez por semana reduziu em até 40% o risco de pólipos colorretais, de acordo com um estudo feito na Califórnia com 2.800 pessoas que se submeteram acolonoscopia.

2. Acalma problemas intestinais

O arroz alivia a diarreia e, por isso, é parte da dieta consagrada para normalizar essa condição: banana, arroz, purê de maçã e torrada, que ajuda a normalizar as funções intestinais e fornece a energia necessária a pessoas em recuperação de um episódio de diarreia.

3. Ajuda a controlar o diabetes

Enquanto o arroz branco pode aumentar a chance de desenvolver diabetes do tipo 2, alguns estudos mostram que o arroz integral e o arroz selvagem – que mantêm suas fibras, vitaminas e minerais – ajudam a regular o metabolismo da glicose em pessoas com diabetes, fornecendo um suprimento lento e estável de glicose.

4. Não desencadeia alergias

Arroz raramente, ou nunca, provoca reações alérgicas. Essa qualidade faz dele a base ideal de uma dieta rígida de eliminação, utilizada às vezes para identificar alergias alimentares. Também por isso é indicado como a primeira comida para bebês.

5. É seguro para as pessoas com doença celíaca

Arroz não contém glúten – um tipo de proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e em outros grãos de cereais –, portanto, é seguro para quem sofre de doença celíaca ou intolerância ao glúten.6. Previne a deficiência de proteínas em vegetarianos

O teor de proteínas do arroz, que varia de 2 mg a 2,5 mg por ½ xícara, é menor que o de outros cereais, porém, quando ingerido com feijão, o arroz cria uma proteína completa.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
12
Shares
Artigo Anterior

O melhor filme de suspense da atualidade está na Netflix

Próximo Artigo

Campeonato Carioca | Quem tem mais títulos na história do Estadual?

Postagens Relacionadas