Coragem, o Cão Covarde: 5 curiosidades sobre o desenho

As aventuras de Coragem, o Cão Covarde ao tentar salvar o casal Muriel e Eustácio de perigos diversos na remota cidade de Lugar Nenhum terminaram oficialmente há quase 20 anos, mas o desenho animado do Cartoon Network segue como o favorito de toda uma geração.

Os episódios com um clima de terror constante, personagens carismáticos, vilões aterrorizantes e o uso de técnicas pouco convencionais de animação marcaram os episódios — sem contar a dublagem em português, com ótimo elenco.

A seguir, selecionamos algumas curiosidade a respeito da produção.

1. Piloto de sucesso

O primeiro episódio envolvendo o personagem foi “A Viagem do Frango Espacial”, um piloto independente feito pelo idealizador do programa, John R. Dilworth. Ele está disponível completo no YouTube.

Ele estreou no Cartoon Network em 18 de fevereiro de 1996 e foi muito bem recebido pelo público, levando o canal a encomendar mais episódios. O título foi até indicado ao Oscar como Melhor Curta de Animação, mas não levou a estatueta.

2. Menos papo

Da segunda temporada em diante, Coragem tem o número de falas diminuídas. No lugar, ele tem reações mais caricatas, como gemidos e gritos de pavor.

Curiosamente, os personagens Muriel e Eustácio fizeram o caminho contrário. No piloto, o casal de idosos dono do animal, não possui falas, só barulhos e grunhidos. Os nomes Eustácio e Muriel parecem perfeitos para um casal de velhinhos, mas a escolha foi por um motivo diferente.

3. Série duradoura

Coragem, o Cão Covarde foi originalmente exibido entre 12 de novembro de 1999 e 22 de novembro de 2002. Ao todo, foram quatro temporadas e um total de 52 episódios. Os roteiros do desenho são repletos de homenagens e referências a clássicos do cinema e da literatura de horror. Muriel possuída em homenagem a “O Exorcista” (1973).

O Hotel Katz é uma grande paródia de Norman Bates e “Psicose”, enquanto a possessão de Muriel traz muitas lembranças de “O Exorcista”, por exemplo. Já o diretor zumbi Benton Tarantella tem o nome inspirado em Quentin Tarantino.

4. Retornos frustrados

Após o fim das quatro temporadas, especulações a respeito do retorno do personagem surgiram algumas vezes e projetos foram iniciados, mas sem dar início a uma nova série.

Em 2014, um piloto em computação gráfica chamado “The Fog of Courage” foi lançado ainda com John Dilworth no comando, mas sem gerar mais frutos. Já em 2018 surgiu a notícia de que uma prequel da série mostrando o animal ainda jovem estava em desenvolvimento, porém o projeto segue sem atualizações há algum tempo. 

O local em que Coragem mora com os donos é Lugar Nenhum, ou “Nowhere” no original em inglês. A cidade fictícia fica no estado norte-americano do Kansas e tem, além do terreno da fazenda, algumas casas e comércios.

5 . A verdadeira “Lugar Nenhum”.

Curiosamente, existe uma Nowhere nos Estados Unidos: trata-se de uma comunidade não incorporada em Oklahoma, próxima à reserva de Fort Cobb, que recebeu esse nome dos seus primeiros habitantes justamente por estar distante de qualquer outra localidade. Ao que tudo indica, ela não é assombrada por criaturas diversas como no desenho.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior

Apple e a Epic Games - Entenda a batalha judicial entre as gigantes

Próximo Artigo

Windows 10 | Microsoft atualiza mais ícones do programas

Postagens Relacionadas