http://molcci.com.br/como-se-joga-beisebol:-regras,-posicoes-e-curiosidades/

Como se joga Beisebol: Regras, posições e curiosidades

O Beisebol é um esporte pouco divulgado e, consequentemente, pouco praticado no Brasil. Infelizmente, muitas pessoas não sabem omo se joga Beisebol e pensam que o jogo se resume em “rebater uma bolinha”. Porém, este é um grande erro.

Como se joga Beisebol equipes e Jogadores

Estes números variam entre ligas de beisebol, mas a Major League, que é a principal liga de baseball que existe (a principal liga dos Estados Unidos) normalmente é composta por 25 jogadores cada equipa.

Estes números dividem-se assim: 8 jogadores de defesa (recetor, defensores internos e externos), o arremessador inicial, 6 relief pitchers, sendo um deles um closer (arremessador extremamente eficaz que joga no final do jogo quando é preciso garantir a vitoria), 1 arremessador reserva, 2 defensores internos reservas, 2 defensores externos reservas, um rebatedor, recetor ou relief extra e um HP (jogador que rebate pelo pitcher).

Ainda á também o staff, como o manager, e os seus assistentes que são os treinadores, tendo cada um as suas funções.

Como se joga Beisebol, Posições e Distribuição no Campo

  • Arremessador/Pitcher: É o principal jogador de uma equipe de beisebol. Sua função é arremessar a bola, com a intenção de que ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Receptor/Catcher: Sua função é pegar as bolas que são arremessadas pelos lançadores, caso ela não seja rebatida pelo jogador do time adversário.
  • Primeira-base/First baseman: Sua função é a de defesa da primeira base a ser percorrida e de cobertura das jogadas nela feitas.
  • Segunda-base/Second baseman: Sua função é ocupar a segunda base e executar, juntamente com o primeira base, uma jogada chamada double play.
  • Terceira-base/Third baseman: Sua função é ocupar a terceira e defendê-la, bem como cobrir as jogadas que podem ser feitas nela.
  • Interbases/shortstop: Ocupa os espaços entre a segunda e a terceira base. Sua função é a de cobrir a região da segunda base em caso de double play.
  • Campista esquerdo/Left fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo esquerdo.
  • O campista central/Center fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo central.
  • Campista direito/Right fielder: É um jogador responsável pela defesa do chamado campo direito.
  • Rebatedor/Hitter: É o responsável por rebater a bola lançada pelo arremessador.

Como se joga Beisebol, Lançamentos

Como já foi dito, o objetivo do arremessador é mandar a bola em direção á “home plate” seguindo certas regras, evitando que o rebatedor acerte na bola, mas isso nem sempre acontece como é claro.

Vamos ver quais são as situações podem acontecer nos lançamentos.

Strike

Este é o principal objetivo do Pitcher. Ele pode conseguir o strike de várias formas:

– Arremessar a bola na zona de strike e o rebatedor tentar acertar e falhar (a zona de strike é uma zona em forma de quadrado imaginária que se situa entre os joelhos e o peito do rebatedor);
– Arremessar a bola em qualquer zona e o rebatedor tentar rebater mas falhar na bola.
– O rebatedor mandar a bola para fora de campo, sendo assim falta (para trás ou para forma das linhas que saiem da home plate);

Ao fim de 3 strikes no jogador é considerado “Strike Out” e o jogador é eliminado.

Ball

Quando o arremessador manda a bola para fora da zona de strike e o rebatedor não tenta rebater, é considerado Ball. Se o arremessador mandar 4 balls no mesmo jogador, este pode avançar para a primeira base.

Se a primeira base estiver cheia, o jogador na primeira base avança para a segunda e assim sucessivamente.

Dead Ball

Quando o arremessador faz o seu lançamento e a bola acidentalmente vai contra o rebatedor, é considerado Dead Ball e o jogador vai automaticamente para a primeira base. Se estiver ocupada, acontece o mesmo que na Ball.

Bola em Jogo

Se o jogador que esta a rebater conseguir rebater a bola (e ela ficar em campo) e ela tocar no chão caso não saia do campo, então ele pode ir a correr para a primeira base na tentativa de roubar a base.

Como se joga Beisebol, Eliminações

inning (ou entrada) só acaba quando a equipa que esta a defender consegue eliminar 3 jogadores da equipa adversária. Para estas eliminações acontecerem existem várias formas de o fazer, e elas são:

Strike Out

Um Strike Out acontece quando o arremessador consegue conquistar 3 strikes sobre o rebatedor e o jogador é eliminado. No 3º strike, se for foul não conta, só se for um bunt (jogada em que o jogador não balança o taco e apenas o encosta contra a bola).

Fly Out

Fly Out é quando o rebatedor consegue rebater a bola e um dos defesas eventualmente consegue agarrar a bola sem que ela toque no chão.

Ground Out

Quando o rebatedor acerta na bola e ela toca no chão o jogador começa a correr em direção á primeira base. Se um defesa conseguir agarrar a bola e mandar para o defesa que estiver em contato com a primeira base e ele a agarrar antes que o rebatedor chega na primeira base, ele é eliminado.

Force Out

É exatamente a mesma situação que no Ground Out mas em vez de ser na primeira base com o rebatedor é aos jogadores que estão já na primeira, segunda ou terceira base.

Tag Out

É quando um jogador da defesa que tem a bola toca no adversário e ele não esta em contato com nenhuma base.

Numa jogada não tem de haver apenas uma eliminação, podendo haver uma Double Play, ou uma Triple Play (o que é bastante raro), sendo que é uma junção de várias eliminações.

Como se joga Beisebol, Rebatidas

Os jogadores que vão rebater têm as suas áreas definidas onde podem estar e pisar para rebater, havendo duas, uma do lado direito e outra do lado esquerdo da home plate, para facilitar os jogadores destros e canhotos.

O jogador pode optar por fazer um swing normal, que é tentar fazer uma rebatida larga, ou um bunt, que consiste em deixar o taco parado e tentar fazer com que a bola encoste nele, de forma a mandar uma rebatida extremamente curta pelo chão, geralmente usado como sacrifício enquanto outro jogador da sua equipa rouba alguma base para avançar no campo.

A jogada mais emblemática que toda a gente já ouviu falar mesmo quem não gosta de beisebol, é o Home Run, que é o rebatedor conseguir rebater para fora do campo, geralmente para as arquibancada. Ai o jogador que rebateu e todos os jogadores que estão na base automaticamente marcam uma corrida, já que podem correr entre bases sem a preocupação da bola ser posta em jogo.

Como se joga Beisebol, Marcar Pontos

Para alguma das equipas ganhar tem definitivamente de conquistar corridas (pontos) e se no final das 9 innings tiver mais que o adversário ganha. Para marcar essas corridas os jogadores têm que fazer percorrer as 4 bases, sem ser eliminados, apontando assim uma corrida cada vez que o façam.

Os jogadores podem avançar nas bases de algumas formas:

Roubar Bases

Após o arremessador começar o movimento para mandar a bola, o jogador que esta na base pode começar a correr para a próxima base, caso ela esteja vazia ou o seu companheiro que la esta correr também, e tentar chegar lá antes que o jogador que esta a proteger aquela base receba a bola e lhe toque ou apenas esteja a tocar na base (para eliminar o jogador desta maneira, é importante que o catcher consiga fazer uma arremesso forte e preciso para o jogador que esta na base receber a bola),

Erro

Se os defesas da equipa adversária cometerem algum erro, também é uma oportunidade para tentar roubar as bases.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/10-curiosidades-sobre-a-internet-wi-fi-que-voce-precisa-conhecer/

10 Curiosidades sobre a Internet Wi-Fi que você precisa conhecer

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/8-fatos-cientificos-que-parecem-basicos,-mas-sao-surpreendentes/

8 Fatos científicos que parecem básicos, mas são surpreendentes

Postagens Relacionadas