http://molcci.com.br/como-sair-do-vermelho-em-6-passos-e-ficar-livrar-das-dividas/

Como sair do vermelho em 6 passos e ficar livrar das dívidas

Os gastos aumentaram, as contas não pararam de chegar e pronto… Quando você se deu conta, percebeu que estava no vermelho ai vem o problema como sair do vermelho?

Ainda bem que sair desta situação é possível. Basta ter planejamento, jogo de cintura e disposição para mudar alguns hábitos. Veja como sair do vermelho em cinco passos:

1. Organize suas finanças e aprenda a como sair do vermelho

O primeiro passo para sair do vermelho é fazer um diagnóstico preciso da sua situação financeira. Portanto não tenha medo: para se livrar das dívidas é importante saber o quão grave é o problema. Coloque no papel quanto você está devendo, há quanto tempo e para quem.

Em seguida, liste todas as suas receitas (salário, dinheiro extra, ajuda de familiares, etc.). Mas, veja quais são as despesas fixas e as essenciais que sua família tem, como aluguel, luz, gás, etc. Por fim, anote os outros tipos de despesa, como roupas, viagens e lazer.

Com estas informações em mãos, é possível analisar onde é possível cortar algumas despesas para quitar as dívidas e voltar para o azul. Para isso, a dica é usar um gerenciador financeiro, ou contar com a ajuda de uma planilha de custos.

2. O primeiro passo de Como sair do vermelho e fazer o controle seus gastos

Depois de fazer um diagnóstico financeiro, para sair do vermelho é preciso controlar os gastos e cortar onde der — é mais fácil começar a cortar pelos gastos ligados a estilo de vida, leia-se supérfluos, como TV a cabo a que você mal assiste, assinatura de revista que ninguém lê, etc. Neste momento, mudar os hábitos é essencial.

Em vez de sair para jantar, faça uma refeição em casa. Pesquisa preços antes ir ao supermercado. Caminhe em vez de pegar um táxi para ir até a esquina. Procure atividades gratuitas de lazer, como parques e praia. Deixe o cartão de crédito em casa e saia com uma quantia mínima para gastar.

3. Priorize as dívidas mais altas

Dívidas no cheque especial e rotativo do cartão de crédito cobram alguns dos juros mais altos do mercado. Por isso, é importante dar prioridade a elas na hora de renegociar com os credores a fim de evitar o famoso efeito bola de neve. Portanto uma dívida de R$ 2 mil no cartão pode chegar a R$ 10 mil em poucos meses caso seja deixada de lado. Aja rápido.

http://molcci.com.br/como-sair-do-vermelho-em-6-passos-e-ficar-livrar-das-dividas/

4. Negocie com os credores

Após organizar as finanças e mudar de hábitos passando a controlar os gastos, mas veja quanto você terá disponível por mês para saldar as dívidas. E posse deste valor, entre em contato diretamente com os credores para negociar a quitação de todos os seus débitos e, se for o caso, limpar o seu nome.

Mas se mesmo controlando os gastos você não tiver a quantia suficiente para quitar o que está devendo considere trocar uma dívida mais cara, como cheque especial e cartão de crédito, por uma opção mais barata, como crédito consignado ou empréstimos pessoais de juro baixo.

Dentro do aplicativo GuiaBolso você consegue comparar as taxas de diversas instituições parceiras. Algumas, como o Just, cobram juros atrativos. Analise valores, taxas e juros cobrados e não se esqueça de documentar toda a negociação.

5. Mantenha-se na linha

Dívidas devidamente negociadas e gastos sob controle. Agora, para sair do vermelho de vez, mas é importante ter força de vontade e manter-se na linha. Tentações vão surgir pelo caminho.

Não ceda! Pague as contas em dia, em hipótese alguma atrase nenhuma parcela das negociações e sempre que for possível pague à vista e, de preferência, com desconto.

6. Crie uma reserva de emergência

Depois de sair do vermelho e de implementar uma mudança de hábitos, é hora de dar um passo importante: poupe todo mês uma quantia para compor uma reserva de emergência. Assim, você não corre mais o risco de ter que apelar para cheque especial ou rotativo do cartão de crédito quando surgir um imprevisto, correndo o risco de entrar no vermelho novamente.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/venus,-a-deusa-do-amor/

Vênus, a Deusa do Amor

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/telecine-play-saiba-tudo-sobre-esse-streaming/

Telecine Play: Saiba tudo sobre esse streaming

Postagens Relacionadas