Como os sapos respiram?

O coaxar de um sapo pode ser bastante irritante, mas embora tenha uma voz esteticamente feia, essa criatura tem uma das habilidades mais fascinantes do mundo animal: respirar tanto pelos pulmões quanto pela pele. Além disso, os sapos realmente mudam a forma como respiram à medida que amadurecem de um mero girino a um sapo adulto!

Ao longo deste artigo, você vai ver que, embora sejam menosprezados por muitos, os sapos são animais incríveis, sendo que até mesmo a sua respiração pode comprovar isso.

Os girinos respiram através de brânquias

Pouca gente sabe, mas os girinos possuem brânquias que lhes permitem respirar durante a fase subaquática da vida. Essas brânquias, geralmente cobertas por uma ponta de pele, ficam localizadas na lateral da cabeça dessas criaturas.

Vale destacar que, juntamente com as brânquias, os girinos também desenvolvem pulmões. Na prática, esses pulmões ajudam o girino a respirar em água com baixa concentração de oxigênio. Para respirar, os girinos precisam vir à superfície e colocar suas cabeças para fora da água.

No entanto, é importante deixar claro que um girino é muito pequeno para quebrar a tensão superficial da água. Portanto, ele deve chegar perto da superfície da água para sugar as bolhas de ar.

Sapos adultos podem respirar pelos pulmões

Eventualmente, os girinos abandonam suas guelras, desenvolvendo um novo par de pulmões para se adaptar à vida terrestre. Ainda assim, é preciso ter em mente que os pulmões dos sapos adultos não funcionam da mesma forma como os pulmões humanos.

Os sapos não têm caixa torácica nem diafragma, duas partes do corpo que ajudam os mamíferos a mudar a pressão dentro dos pulmões e facilitar a respiração. É por isso que, em vez de expandir o peito e respirar, o sapo simplesmente “engole” o ar.

Para inspirar, um sapo expande sua garganta abaixando a parte inferior de sua boca. O ar entra na cavidade bucal expandida através das narinas. Em seguida, o sapo simplesmente engole o ar para seus pulmões, contraindo o fundo da boca. Quando o sapo expira, todo o processo acontece ao contrário, empurrando o ar de seus pulmões para a boca e depois para o ambiente externo.

Dito isto, fica fácil de entender que, embora os sapos tenham pulmões, eles não são bem desenvolvidos o suficiente para fazer todo esse trabalho por si próprios. Consequentemente, para atender a todas as suas necessidades de oxigênio, os sapos contam com mais um modo engenhoso de respirar, como veremos no tópico a seguir.

Os sapos também respiram pela pele

Por mais surreal que possa parecer, a pele dos sapos ajuda no funcionamento dos seus pulmões. Para trocar gases, a pele do sapo é muito adequada, visto que é fina e macia. Uma pele grossa e dura impediria a troca gasosa, em vez de ajudar.

Curiosamente, alguns sapos podem alterar a espessura de sua pele em resposta à concentração de oxigênio na água. Na prática, quanto menos oxigênio na água, mais fina a pele se torna.

Se você já teve a “oportunidade” de tocar em um sapo, sabe que eles são bastante viscosos. Pois bem, de acordo com um artigo da Universidade Brown, este lodo é uma mistura de muco e proteínas que ajuda a manter a pele hidratada, pois a pele seca não permite uma respiração cutânea eficaz.

Além disso, os capilares sob a pele dos sapos absorvem o oxigênio e o fornecem aos tecidos próximos, sendo que a respiração pela pele pode ser indispensável para a sobrevivência de muitas espécies.

No fim das contas, se você pensar sobre isso, é interessante notarmos que esses animais respiram por brânquias, pulmões e pele – tudo na mesma vida. Frequentemente pensamos que a respiração é realizada por um órgão respiratório separado (guelras para peixes, traqueia para insetos e pulmões para mamíferos), mas para os sapos, respirar é um processo muito mais dinâmico e flexível!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Engolir chiclete faz mal à saúde?

Próximo Artigo

Por que os olhos de alguns animais brilham no escuro?

Postagens Relacionadas