Como os postos armazenam seus combustíveis?

Os postos de combustíveis das grandes cidades podem atender milhares de veículos todos os dias. De carros pequenos a caminhões monstruosos, esses locais são responsáveis pelo reabastecimento de qualquer motor à combustão, independente do veículo. No entanto, você já parou para pensar em como eles conseguem armazenar enormes quantidades de combustíveis?

Lembro-me que, quando criança, acreditava que as próprias bombas de combustível eram as responsáveis pelo armazenamento. No entanto, como veremos ao longo deste artigo, não é bem assim que funciona.

Os enormes tanques com os quais os postos armazenam seus combustíveis

Os combustíveis vendidos nos postos (gasolina, álcool e diesel) não ficam armazenados nas próprias bombas que os dispensam; em vez disso, eles ficam armazenados em grandes tanques que geralmente ficam enterrados no subsolo, embora também possam ser instalados acima do solo.

De um modo geral, esses tanques têm capacidade para armazenar milhares de litros de combustível. Um posto de gasolina geralmente conta com pelo menos alguns desses tanques, sendo que quanto maior ou mais movimentado for um determinado posto, mais tanques de armazenamento de combustível ele terá.

No entanto, como esses reservatórios de combustível costumam ser subterrâneos e os automóveis têm seus tanques reabastecidos acima do solo, como o combustível realmente consegue viajar para cima e contra a força da gravidade, sendo liberado normalmente pelas bombas?

Como o combustível vai dos tanques de armazenamento para as bombas?

Fazer com que o combustível armazenado em tanques subterrâneos flua para as bombas de combustível é como fazer uma cachoeira fluir na direção oposta, ou seja, de baixo para cima. Esse feito que desafia a gravidade pode ser alcançado por meio de dois tipos principais de bombas: as submersíveis e as de sucção.

Uma bomba submersível, como o seu próprio nome já sugere, conta com um propulsor instalado abaixo da superfície do combustível dentro do tanque. Esse propulsor é, na verdade, um dispositivo muito parecido com as hélices de um navio, girando e movendo o combustível para cima.

Por outro lado, uma bomba de sucção move o combustível do tanque de armazenamento para a bomba usando o princípio da pressão desigual. Simplificando, a bomba de sucção ajuda a criar uma região de baixa pressão de ar na direção do dispensador, que “suga” o combustível e o faz fluir em direção à bomba, contra a força da gravidade.

Obviamente, você não consegue ver nenhum desses mecanismos em funcionamento, afinal, eles ficam localizados no subsolo, mas são essas bombas que puxam o combustível dos tanques de armazenamento e em direção ao distribuidor, que finalmente o deposita nos tanques de combustível dos carros.

Como um posto de combustível consegue atender vários carros todos os dias?

Conforme mencionado anteriormente, um posto de gasolina em uma área metropolitana pode atender milhares de veículos em um determinado dia. No entanto, se você já observou atentamente um posto de gasolina com os reservatórios expostos, deve ter notado que eles não parecem ser grandes o suficiente para dar conta de toda essa demanda.

Em outras palavras, como um posto de gasolina consegue atender milhares de carros todos os dias quando seus tanques de armazenamento são reabastecidos por tanques de combustível aparentemente pequenos?

Em primeiro lugar, observe que os tanques de armazenamento não são tão pequenos. Um reservatório típico armazena entre 15.000 a 60.000 litros de combustível. Além disso, quase sempre há vários tanques encarregados de suprir a demanda dos tanques de armazenamento principais.

Além disso, existem sistemas instalados nos postos de gasolina que avisam os fornecedores de que há a demanda de uma nova entrega. Dessa forma, os postos de gasolina dificilmente ficam sem combustível e podem atender milhares de automóveis, dia após dia.

Portanto, não são apenas os enormes tanques de armazenamento subterrâneo que conseguem resolver a questão do armazenamento de grandes quantidades de combustível, mas também um sistema rigoroso de manutenção regular, rastreamento e reabastecimento que mantém a indústria automotiva devidamente abastecida.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que a gema do ovo cozido às vezes fica verde?

Próximo Artigo

O que é enxertia e para que serve?

Postagens Relacionadas