Como os peixes dormem com os olhos abertos?

Uma boa noite de sono é comumente vista como a solução perfeita para vários problemas da vida cotidiana. Para nós, seres humanos, tudo o que precisamos é encontrar uma cama em um local calmo e aconchegante e deixar o corpo descansar. Mas, e quanto aos peixes? Como eles conseguem dormir com os olhos abertos?

Ao longo deste artigo, você vai ver que a complexidade do sono dos peixes vai além da abertura dos olhos na hora do descanso. No entanto, para entender isso melhor, precisamos abordar primeiramente as diferentes motivações por trás do sono de espécies diferentes.

Qual a importância do sono para os seres vivos?

Antes de abordarmos o sono dos animais aquáticos, precisamos entender primeiramente que a ideia de “sono” costuma variar entre as diferentes espécies.

Pois bem, de um modo geral, o sono é uma condição do corpo e da mente que normalmente se prolonga por várias horas da noite, na qual o sistema nervoso está majoritariamente inativo. No entanto, a maneira como dormimos é bem diferente da dos peixes.

Em suma, a verdade é que dormimos para muitos propósitos, mas o principal motivo é para descansar e nos sentir mais ativos para realizar nossas tarefas. Por outro lado, para os peixes, o sono se resumo a um período de baixa atividade. Visto que vivem no mar, eles devem se mover constantemente, portanto, um desligamento quase total das suas atividades é praticamente inconcebível.

Como discutimos anteriormente, a forma como os peixes dormem ou descansam é diferente da dos humanos. Dito isto, existem vários fatores que podem ser levados em conta para determinar o sono de um peixe, como inatividade prolongada, uma postura de repouso particular (em algum tipo de abrigo), alternância com atividade em 24 horas e altos limiares de excitação.

Basicamente, isso significa que enquanto um peixe descansa, ele pode pairar em um determinado lugar por um longo tempo. De fato, é importante observar que eles precisam se mover continuamente para passar água por suas guelras (órgãos responsáveis por remover o oxigênio dissolvido da água).

Vale mencionar que os peixes dormem em uma determinada postura, então você os verá em uma posição continuamente quando estiverem descansando. Certos peixes também escolhem locais específicos para dormir, a fim de evitar predadores. Existem alguns abrigos típicos, como buracos e fendas, seja debaixo de saliências rochosas, dentro de esponjas ou enterrados na areia.

Ainda assim, a característica mais notável do sono dos peixes é que eles não fecham os olhos quando dormem. Embora possa parecer algo muito estranho para nós, o motivo por trás disso é simples: eles não têm pálpebras e, portanto, são “obrigados” a dormir com os olhos abertos.

Curiosamente, isso levou muita gente a acreditar que os peixes nunca dormem. Entretanto, como já foi explicado anteriormente, isso não é verdade. Só porque você nunca vê os peixes fechando os olhos, não significa necessariamente que eles nunca descansem. Na verdade, o que acontece é que, embora fiquem com os olhos abertos, sua visão é momentaneamente “desligada” durante o sono.

Uma palavra final

Como você pode ver, os peixes realmente dormem, mas eles não precisam de travesseiro, lençóis e uma cama quente para caírem no sono, sem falar que eles dormem com os olhos abertos com a maior tranquilidade do mundo.

De certo modo, se você observar com atenção, verá que todo animal tem que se adaptar para sobreviver, mesmo que isso signifique nunca estar realmente dormindo, como no caso dos golfinhos, os adoráveis mamíferos aquáticos.

Os golfinhos são considerados os animais marinhos mais inteligentes que existem, sendo que até o estilo de sono deles é incrível. Os golfinhos desligam um hemisfério do cérebro para fornecer descanso e entrar em um estado de sono chamado “sono de ondas lentas unihemisférico”.

Em suma, a metade ativa de seus cérebros garante que eles nadem continuamente e mantenham o controle das coisas ao seu redor, enquanto a metade inativa dorme. Após um período de tempo, os papéis são invertidos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que a água que cai das cachoeiras é branca?

Próximo Artigo

Os animais também são picados por mosquitos?

Postagens Relacionadas