Como os cães sabem se estamos tristes ou felizes?

Os seres humanos compartilham um vínculo muito especial com os cachorros. De fato, com o passar dos anos, os humanos e seus cães de estimação aprenderam a se entender e se comunicar melhor. Consequentemente, isso levanta uma questão interessante: afinal, como os cães sabem se estamos tristes ou felizes? Como eles identificam nossas emoções?

Embora seja amplamente conhecido que os humanos podem ler e compreender as emoções de seus amigos caninos, ainda há muito debate sobre se os cães são capazes de fazer o mesmo. No entanto, na última década, os cientistas realizaram vários experimentos para entender se os cães são capazes de reconhecer as emoções humanas.

Ao longo deste artigo, nós vamos dar uma olhada em alguns estudos que fornecem evidências interessantes sobre como os cães percebem as emoções humanas, podendo distinguir se estamos tristes ou felizes.

Os cães sabem se estamos tristes ou felizes por meio de expressões faciais e vocalizações

De um modo geral, acredita-se que os cães são capazes de reconhecer nossas emoções através de uma combinação entre a vocalização e a visão. Isso significa que os cães são capazes de combinar, por exemplo, expressões faciais humanas felizes ou tristes com suas vocalizações associadas.

Recentemente, um grupo de pesquisadores observou como 17 cães de estimação da Inglaterra reconheciam as emoções humanas. Nesse estudo, cada cão foi colocado em frente a duas telas. Nessas telas, os cientistas exibiam a imagem de um ser humano ou de um cachorro com um rosto feliz ou zangado.

Essas imagens foram posteriormente combinadas com diferentes sons, variando de felizes a zangados (sons humanos) e sons agressivos de latidos de cachorro. Os pesquisadores descobriram que os cães olhavam para suas telas por mais tempo quando sons e imagens complementares (por exemplo, um humano com uma expressão feliz e uma voz alegre) eram mostrados. Por outro lado, eles mostraram desinteresse (ou falta de emoções) quando ouviam um som neutro.

Audição dos cães é essencial para a compreensão de nossas emoções

Todos nós sabemos que os cães são ouvintes muito atentos. Dito isto, a ciência sugere que os cães também são capazes de confiar em sua audição para ler as emoções humanas, podendo saber através disso se nós estamos tristes ou felizes em uma determinada situação.

Ao analisar 30 cães durante um estudo, cientistas descobriram que os cães podiam entender as emoções humanas simplesmente ouvindo com atenção. Neste estudo, cada cão recebeu uma tigela de comida que foi colocada no centro da sala. Juntamente com cada tigela, um alto-falante foi colocado para reproduzir sons humanos não-verbais (por exemplo, rir como uma voz alegre ou gritar como uma voz de medo).

Os cientistas queriam ver para que lado os cães virariam a cabeça, embora os dois alto-falantes reproduzissem o mesmo som. Essas observações mais tarde os ajudariam a identificar em qual parte do cérebro os cães confiam para detectar as emoções humanas.

No fim do estudo, os pesquisadores concluíram que os cães viravam para a esquerda quando vocalizações tristes e amedrontadoras eram tocadas e viravam para a direita quando escutavam as vozes felizes.

Na prática, isso sugere que os cães são capazes de reconhecer e diferenciar uma variedade de emoções humanas.

Olfato também é utilizado

Todos nós já sabemos muito bem que os cães têm uma capacidade incrível de farejar bombas e narcóticos, mas quem pensaria que eles seriam capazes de farejar os sentimentos e emoções de uma pessoa também, não é mesmo?

Recentemente, pesquisadores italianos descobriram algumas evidências interessantes sobre como os cães podem usar o focinho para farejar emoções. Este estudo examinou as tendências de 31 cães que farejaram objetos diferentes usando a narina direita ou esquerda.

Isso pode parecer um pouco engraçado, mas qual narina é usada por um cão para cheirar diz muito sobre como o cão reage emocionalmente a diferentes odores. Da mesma forma, o uso de apenas um lado do nariz ajuda a indicar qual parte do cérebro de um cachorro é usada para identificar emoções.

No fim do estudo, os pesquisadores concluíram que os cães usam a narina esquerda para distinguir situações de medo e estressantes entre os humanos, o que sugere que eles são capazes de reconhecer emoções e expressões humanas até mesmo pelo cheiro, sendo que eles também são muito bons nisso.

Com tudo isso em mente, da próxima vez que você for brincar com seu cachorro, tente observar se o seu amigo canino consegue descobrir qual é o seu humor!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

As águas-vivas têm olhos?

Próximo Artigo

Os animais têm impressões digitais?

Postagens Relacionadas