Como ler um texto mais rápido?

Seja através de uma postagem de blog, pelos documentos usados no seu trabalho ou por um livro, você provavelmente faz algum tipo de leitura todos os dias. Dito isto, você já se perguntou se há alguma forma de ler um texto mais rápido? Afinal de contas, arrastar-se por uma enorme quantidade de palavras pode ser um processo demorado, mentalmente exaustivo e incômodo para os seus olhos.

Se você deseja ler mais rápido enquanto mantém a compreensão da leitura, confira algumas dicas que separamos aqui. Você poderá notar uma melhora considerável na sua leitura seguindo os passos descritos ao longo deste post.

Faça uma rápida análise prévia do texto

Assistir ao trailer de um filme antes de assisti-lo fornece um contexto e permite que você saiba o que esperar ao longo da trama. Da mesma forma, fazer uma análise rápida do texto antes de lê-lo pode preparar você para obter uma compreensão geral do que está prestes a ler.

Para analisar um texto, escaneie-o do início ao fim, prestando atenção especial aos títulos, subtítulos, marcadores ou qualquer coisa em negrito. Para obter uma compreensão ainda mais ampla, dê uma olhada nos parágrafos introdutórios e finais.

Por último, mas não menos importante, você pode tentar identificar frases de transição, examinar quaisquer imagens ou gráficos e observar como o autor estruturou o texto.

Se você quiser ler mais rápido, não precisa se atentar a todas as palavras

Para aumentar sua velocidade de leitura, preste atenção na forma como você observa as palavras. Em vez de ler cada palavra individualmente, mova seus olhos em um movimento de varredura, saltando de um bloco (de três a cinco palavras) para o próximo bloco de palavras.

Você também pode aproveitar a extensão da visão periférica humana para acelerar o início e o fim de cada linha, concentrando-se em blocos de palavras em vez de focar muito tempo na primeira e na última palavra.

Apontar o dedo ou uma caneta para cada pedaço de palavras poderá ajudar você a aprender a mover os olhos mais rapidamente sobre o texto, além de encorajá-lo a não subvocalizar enquanto lê. A subvocalização é a pronúncia silenciosa de cada palavra em sua cabeça enquanto a leitura é realizada, o que pode atrasá-lo e distraí-lo do ponto principal descrito pelo autor.

Ler mais rápido exige um ambiente favorável

Ler rapidamente com boa compreensão requer foco e concentração. Portanto, minimize ruídos externos, distrações e interrupções, buscando ficar atento mesmo quando seus pensamentos divagarem enquanto você lê. Se você perceber que está fantasiando sobre sua próxima refeição em vez de se concentrar no texto, tente trazer sua mente de volta ao material.

Vale destacar que muitos leitores leem algumas frases passivamente, sem foco, e passam algum tempo voltando e relendo-as para ter certeza de que as entenderam. De acordo com o autor Tim Ferriss, esse hábito, chamado de “regressão”, vai diminuir significativamente o seu ritmo e dificultar uma visão geral do texto.

Se você abordar um texto com cuidado e atenção, perceberá rapidamente se não está entendendo uma seção, economizando tempo a longo prazo.

Após a leitura, faça um breve resumo para absorver melhor o conteúdo

Seu trabalho não deve terminar no momento em que você lê a última palavra. Depois de terminar de ler, escreva algumas frases para resumir o que leu e responda a todas as perguntas que você tinha antes de começar a ler. Na prática, isso vai te mostrar se você aprendeu o que realmente esperava aprender.

Ao passar alguns minutos depois de ler para refletir e sintetizar as informações, você solidificará o material em sua mente e terá uma lembrança melhor tempos depois.

No fim das contas, lembre-se que abordar um texto estrategicamente, ler ativamente e resumir o conteúdo com eficácia requer prática. Se você quiser melhorar sua velocidade de leitura, experimente usar um cronômetro para testar quantas palavras (ou páginas) por minuto você consegue ler.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as casas nos Estados Unidos são feitas de madeira?

Próximo Artigo

Descubra agora quem foi o inventor do chuveiro elétrico

Postagens Relacionadas