Como conservar bananas maduras por mais tempo?

Depois de comprar um belo cacho de bananas verdes, é bem provável que você pense que vai levar vários dias (talvez até uma semana) para que elas fiquem totalmente amareladas, mas todos nós sabemos que essas frutas têm a tendência de amadurecer muito rapidamente. Felizmente, existem alguns truques simples que são capazes de conservar bananas maduras por mais tempo.

Esteja você lidando com bananas ainda com cascas ou suas contrapartes descascadas, apresentamos aqui algumas maneiras bastante práticas de prolongar o estágio de amadurecimento dessas frutas.

Armazene as bananas longe de outras frutas

A menos que estejam em salada de frutas ou vitaminas, as bananas não combinam muito bem com outras frutas. Isso é especialmente verdadeiro para frutas que liberam muito gás etileno à medida que amadurecem. De um modo geral, os maiores culpados por trás do amadurecimento prematuro das bananas são os abacates, pêssegos, tomates, maçãs e figos.

Dito isto, ao invés de armazenar as bananas em uma fruteira comum, experimente deixá-las armazenadas em um cesto separado ou penduradas em um gancho. Por que pendurá-las? Bem, basicamente, isso evita que elas fiquem machucadas e também diminui a chance de exposição ao gás etileno liberado por outras frutas, o que só fará com que elas amadureçam muito mais rápido.

Embrulhe a coroa do cacho

Você já deve ter notado que alguns cachos comprados em supermercados vêm com a coroa embrulhada em filme plástico. Pois bem, se você comprar um cacho com isso, mantenha-o dessa forma ou embrulhe a coroa em plástico filme, dando várias voltas. Isso é importante porque grande parte do gás etileno que aumenta a taxa de amadurecimento das bananas é liberado na parte superior do cacho, sendo que o embrulho retarda o processo.

Para resultados ainda melhores, separe as frutas e embrulhe cada parte individualmente. Você verá que isso vai fazer com que cada banana dure mais 4 ou 5 dias!

Se as bananas estiverem descascadas, adicione suco de frutas cítricas

Tal como acontece com as fatias de maçã, adicionar suco de limão ou lima às bananas descascadas pode ajudar a preservar seu frescor. Você também pode usar suco de laranja e limão ou suco de abacaxi. Basicamente, as frutas cítricas retardam o processo de oxidação.

Se você já cortou a banana, misture-a com uma ou duas colheres de chá de suco cítrico. Se ela ainda estiver inteira ou apenas cortada pela metade, você pode pincelar a fruta com o suco. Sinta-se à vontade para diluir o suco com água, se necessário. No entanto, tenha em mente que adicionar frutas cítricas afetará levemente o sabor da banana, tornando-a um pouco azeda.

Para longos períodos de armazenamento, opte pelo resfriamento ou congelamento

Temperaturas mais baixas são excelentes quando se trata de retardar o processo de amadurecimento químico. Quando as bananas estiverem maduras, guarde-as na geladeira. Tudo bem se a casca ficar marrom ou até mesmo preta, pois essa mudança de cor vem do pigmento da casca e não impacta a fruta por dentro, mantendo o seu sabor e textura.

Se você quiser guardar as bananas por mais do que alguns dias, coloque-as no congelador em vez de utilizar a geladeira. De um modo geral, bananas congeladas duram pelo menos 30 dias. Quando for utilizar as frutas, faça com que elas descongelem naturalmente no balcão da cozinha em temperatura ambiente.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades fascinantes sobre a Aston Martin

Próximo Artigo

Por que as joaninhas têm pintinhas?

Postagens Relacionadas