Como as árvores afetam o clima?

De um modo geral, fala-se muito sobre árvores desde o início do novo milênio. Discussões sobre sua importância para a sobrevivência humana vão desde o auxílio na manutenção de condições atmosféricas habitáveis e fornecimento de abrigo a uma imensa fonte de alimento e energia.

Muito provavelmente você já ouviu falar bastante sobre esses tópicos, mas será que você realmente entende como as árvores realmente afetam o clima? Por que será que as árvores são tão frequentemente apontadas como as “salvadoras da humanidade”?

As florestas cobrem quase 30% da terra em nosso planeta, mas a maioria dessas florestas está agrupada em partes específicas do mundo. Os países com as maiores extensões de florestas incluem Estados Unidos, Canadá, Rússia, Brasil, China, Índia, Austrália, República Democrática do Congo, Indonésia e Peru.

As árvores têm um impacto extremamente positivo no clima de uma região. Na prática, elas afetam o clima através de três maneiras principais: reduzindo a temperatura, diminuindo o uso de energia e removendo uma série de poluentes atmosféricos.

As árvores refrescam o ambiente ao seu redor

O efeito de resfriamento do clima é facilitado pelas folhas das árvores, processo denominado evapotranspiração. Basicamente, a evapotranspiração ocorre devido à combinação de evaporação e transpiração, ambas formas separadas de liberar água no ar. A evaporação nas árvores envolve a conversão de água em vapor e a liberação desse vapor pelo solo, lagos e rios.

A transpiração, por outro lado, envolve a liberação de água, que foi absorvida pelas raízes e pelas folhas. Este processo pode transferir uma quantidade considerável de água durante a vida de uma árvore. Por exemplo, um carvalho grande pode transferir quase 40.000 galões (151.000 litros) de água para a atmosfera em um ano.

Elas reduzem o uso de energia

A redução da temperatura atmosférica impacta significativamente nosso uso de energia em uma base diária. Basta pensar em quantas vezes você usa o ar-condicionado quando o tempo lá fora já está frio e agradável.

Pois bem, existem centenas de milhares de outras pessoas que não usam ar condicionado em um dia agradável, mas esse é apenas um dos vários aspectos importantes da economia de energia. Na prática, há muitas outras maneiras pelas quais as árvores são capazes de reduzir esse consumo.

Para se ter uma ideia, árvores estrategicamente plantadas perto de edifícios e residências também são particularmente úteis nos dias mais quentes por conta do fornecimento de sua sombra.

As árvores purificam o ar

Este é um dos benefícios mais importantes das árvores, especialmente em áreas predominantemente urbanas e altamente industriais. As árvores fazem um trabalho fantástico de limpeza do ar que respiramos por meio de vários processos.

A fotossíntese, o processo pelo qual as árvores produzem alimentos usando luz solar e água, requer dióxido de carbono (que é um poluente do ar) para se sustentar. Por sua vez, a fotossíntese libera oxigênio vital para a atmosfera.

As árvores também podem absorver e armazenar oxigênio por meio de um processo chamado “sequestro de carbono”.

Portanto, é uma pena que estejamos eliminando esses agentes da natureza que sustentam a vida em um ritmo tão rápido. Muitas florestas são cortadas todos os anos para acomodar as demandas da população crescente e os avanços agrícolas e industriais.

No fim das contas, o fato é que, a menos que acabemos com essa dizimação indiscriminada das florestas para alimentar nossa ganância, o futuro da vida na Terra poderá ser muito sombrio.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como sobreviver se cair de um navio de cruzeiro?

Próximo Artigo

Cada pessoa tem um jeito único de andar?

Postagens Relacionadas