Comer muita cenoura pode deixar a pele laranja?

Quer sejam consumidas em uma salada, assadas no forno, transformadas em suco ou assadas em um bolo, as cenouras servem como um ingrediente apropriado para todas as refeições do dia. Porém, por mais nutritivas e deliciosas que sejam, as cenouras também provam que o excesso de uma coisa boa pode ser ruim, pois se forem consumidas em excesso, elas realmente podem deixar a sua pele laranja!

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro da explicação por trás desse fenômeno bizarro capaz de transformar qualquer pessoa em um Oompa Loompa.

Por que o consumo excessivo de cenoura pode deixar a pele laranja?

Por mais incrível que possa parecer, comer muitas cenouras pode desencadear um processo de bronzeamento da pele. Essa condição, chamada carotenemia, costuma ser mais perceptível nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Ao contrário da icterícia, porém, a carotenemia não causa o amarelecimento da parte branca dos olhos. Além disso, a carotenemia é geralmente observada em crianças, não é tóxica e geralmente não provoca outros problemas de saúde.

Vale destacar que não é somente a cenoura o único alimento capaz de provocar isso. Na prática, qualquer alimento rico em betacaroteno pode deixar sua pele com uma cor alaranjada. Aliás, o desenvolvimento de carotenemia nem sempre ocorre apenas por comer produtos de “cores quentes”. Alimentos como maçãs, repolho, folhas verdes, aspargos e às vezes até ovos e queijo podem causar isso, embora as cenouras sejam os “vilões” mais comuns.

Também é importante observar que a carotenemia costuma ser o sintoma de uma dieta restritiva baseada no consumo de grandes quantidades de um alimento específico. Por isso, embora a carotenemia por si só não cause problemas, o tipo de alimentação que desencadeia essa condição pode colocá-lo em risco através da obtenção de uma quantidade insuficiente de certos nutrientes.

Então, como a pele fica alaranjada?

O excesso de betacaroteno no sangue tende a se fixar em áreas do corpo que têm pele mais espessa, como palmas das mãos, solas dos pés, joelhos, cotovelos e dobras ao redor do nariz. Por isso, estas são as primeiras áreas que as pessoas normalmente notam a mudança de coloração para uma tonalidade mais laranja.

Por razões óbvias, esse fenômeno de mudança de cor costuma ser mais notável em pessoas de pele mais clara. Da mesma forma, a descoloração da pele continuará a escurecer conforme você ingere mais alimentos ricos em betacaroteno. A carotenemia é normalmente diagnosticada por meio da revisão do histórico da dieta e exames de sangue.

O que se qualifica como “cenoura em excesso” costuma variar para cada pessoa, já que isso depende do metabolismo de cada indivíduo, mas uma dosagem média saudável de betacaroteno tende a ficar entre seis e oito miligramas por dia. De acordo com a Universidade de Columbia, a carotenemia costuma se estabelecer quando esse consumo é elevado a 20 miligramas diárias, o que equivale a aproximadamente três cenouras grandes.

Como fazer a pele retornar à sua coloração normal?

Simplesmente diminua a quantidade de alimentos ricos em betacaroteno que você consome. No entanto, é muito importante ter em mente que pode levar vários meses para a pele retornar à sua cor normal.

Além disso, lembre-se de não substituir as cenouras por alimentos como tomates. Comer muitos tomates pode causar uma descoloração amarelo-laranja da pele chamada licopenemia, devido ao acúmulo de licopeno nos tecidos. Da mesma forma como ocorre no caso da carotenemia, o tratamento para a licopenemia também é a modificação da dieta.

Ainda assim, se você notar que a mudança na dieta não surtiu efeitos, procure ajuda médica. Doenças renais, icterícia, doenças da tireoide, diabetes e anorexia também podem causar descoloração da pele.

Na carotenemia, a parte branca dos olhos deve permanecer assim, ao contrário da icterícia, em que o branco dos olhos assume uma tonalidade amarela.

No fim das contas, a carotenemia é o exemplo perfeito de que não devemos consumir exageradamente nenhum alimento, até mesmo aqueles amplamente tidos como saudáveis, como a cenoura. Em vez disso, concentre-se em uma dieta bem balanceada com uma variedade de frutas, vegetais, proteínas magras, gorduras saudáveis e carboidratos complexos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

12 Curiosidades incríveis sobre o Mustang

Próximo Artigo

Qual é a menor ave do mundo?

Postagens Relacionadas