Cheirar clorofórmio realmente causa desmaios como nos filmes?

Cena clássica de filme quando o bandido deseja sequestrar o mocinho e o faz inalar clorofórmio através de um paninho brando em seu nariz, porém será que isso ocorre na vida real?

Porque ele é uma substância tóxica com grande afinidade com tecidos gordurosos. Sabe onde há gordura? Nos neurônios. Mais especificamente na bainha de mielina, espécie de isolante que envolve os axônios e é composta de gordura e proteínas.

Os axônios são o prolongamento dos neurônios e funcionam como uma rede que permite receber e encaminhar informações entre os neurônios e outras células. Como a mielina absorve o clorofórmio, o funcionamento do sistema nervoso central fica comprometido. Por isso, a substância causa confusão mental, torpor, sensação de anestesia, tonturas, desmaio e até morte.

Na verdade, ocorre sim e pode levar até mesmo a morte! Acontece que o clorofórmio é uma substância tóxica que possui afinidade com nosso tecido adiposo, porém para azar do ser humano nossos neurônios são repletos de gordura!

Existe em sua estrutura uma parte chamada bainha de mielina que serve como isolante e envolve os axônios, ela é feita principalmente de gordura e proteínas. Os axônios são, na verdade, prolongamento dos neurônios e assim criam uma rede para receber e enviar informações entre células e neurônios.

Como esta mielina absorve todo o clorofórmio, em função da gordura, todo o sistema nervoso central tem sua comunicação comprometida, assim causando confusão mental, sensação de anestesia, tonturas, desmaio, torpor e até morte.  Ou seja, sim! Você não foi enganado por toda sua vida, clorofórmio realmente faz os mocinhos desmaiarem e pode até mesmo ser letal!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que é Café 100% Arábica?

Próximo Artigo

Descubra 3 ações que podem estar causando suas dores de cabeça

Postagens Relacionadas