Cachorro pode tomar sorvete? Descubra agora!

Quase todo mundo adora tomar sorvete, afinal de contas, o que é melhor do que uma guloseima doce e gelada em um dia quente, não é mesmo? De fato, até os cães gostam de uma sobremesa gelada, sendo que isso pode ser comprovado através dos vários vídeos na Internet que mostram nossos amiguinhos consumindo sorvete sem grandes preocupações. Mas será que cachorro pode tomar sorvete sem comprometer a sua saúde?

A verdade é que, embora possa ser tentador compartilhar sua casquinha com seu amigo de quatro patas, é melhor evitar dar certos tipos de sorvete para cães, como veremos ao longo desse artigo.

Os problemas de saúde que podem surgir ao dar sorvete para o cachorro

No geral, os sorvetes comprados em estabelecimentos comerciais não é uma opção de lanche saudável para cães. Os sorvetes industrializados contêm vários ingredientes inadequados para a nutrição canina, como as gorduras saturadas, os lácteos e os açúcares. Embora uma pequena quantidade ocasional de sorvete provavelmente não leve seu cão ao veterinário, essa sobremesa não deve ser um deleite regular para seu cachorro.

É importante deixar claro que cães adultos não têm estômagos necessariamente prontos para lidar com lactose. Embora eles até possam digerir leite quando filhotes (afinal, eles são mamíferos), eles não conseguem digerir leite com a mesma eficiência quando adultos. Na prática, essa incapacidade de lidar com os laticínios pode causar inchaço, gases, diarreia e vômitos.

Na maioria dos casos, seu cão não ficará doente ao tomar sorvete. No entanto, se você der muito sorvete a um cachorro pequeno, a reação dele ao leite pode ser mais séria. Além disso, cães com diabetes ou problemas de peso devem ficar longe de qualquer alimento com altas doses de açúcar.

Como servir sorvete com segurança para seu cão

Se você decidir dar sorvete ao seu cão, seja lá por qual motivo, busque optar por algum sorvete natural de frutas. Certifique-se de dar pequenas quantidades no início para se certificar de que isso não vai incomodar o estômago do seu cão.

Você provavelmente verá sintomas como inchaço, gases, vômitos, distúrbios gastrointestinais e diarreia em poucas horas, caso o estômago do seu cão apresente alguma reação adversa ao alimento.

Se você preferir dar ao seu cão um petisco refrescante para ele provar durante o verão, considere fazer sorvete caseiro para o seu amigo de quatro patas. Banana, manteiga de amendoim e um pouco de iogurte (que tem menos lactose do que o sorvete) criarão uma guloseima deliciosa que você pode congelar em casa. Você também pode adicionar um pouco de maçã ou outros ingredientes saudáveis ​​e adequados para cães.

Lembre-se de sempre esperar algumas horas para ver como o seu cão responde a novos petiscos antes de dar mais.

O que fazer se seu cachorro tomar sorvete “escondido”

Se seu cachorro tomou sorvete sem a sua “permissão”, não fique desesperado. Primeiramente, tente identificar o sabor do sorvete e quanto da sobremesa o seu cão ingeriu. Se seu cachorro não comeu nenhum ingrediente perigoso, provavelmente vai ficar tudo bem.

Por outro lado, se o seu cão ingeriu sorvete com adoçantes artificiais, baunilha, nozes de macadâmia, café, chocolate ou uvas, você pode ter um problema em mãos. Caso o cachorro venha a apresentar algum comportamento incomum, não demore a ir ao veterinário.

A conclusão de tudo isso é que, como regra geral, sorvete industrializado não é uma boa guloseima para cães. Ainda assim, a boa notícia é que os sorvetes naturais se lactose são bem mais apropriadas aos corpos dos nossos amigos de quatro patas.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

O que faz um músico de sessão?

Próximo Artigo

Ler aumenta a inteligência?

Postagens Relacionadas