http://molcci.com.br/beisebol:-conheca-suas-origem,-historia,-e-como-ela-chegou-no-brasil/

Beisebol: Conheça suas origem, história e como ela chegou no Brasil

O beisebol, basebol ou baseball é um esporte coletivo praticado com uma bola e um taco. O termo vem da língua inglesa “baseball”. Nos Estados Unidos é um dos esportes mais populares, o qual é praticado por homens e mulheres. A sua prática exige muito treinamento dos jogadores. Agilidade, condicionamento físico e precisão são indispensáveis.

Fundamentos do Beisebol

O objetivo principal do baseball, é simplesmente acertar a bola com um taco, normalmente o mais longe possível e corretamente, dentro dos limites do campo, e correr pelas quatro bases que estão no campo até chegar à ultima onde é marcado um ponto.

Ao contrário de a maioria dos desportos em que a duração do jogo é fixa por um tempo pré-determinado, no Beisebol, para o jogo acabar, pelo menos uma equipa tem que fazer 27 eliminações, salvo raras exceções. Cada entrada (ou inning) acaba quando 3 jogadores são eliminados, por isso o jogo é composto por 9 innings. Se no final dessas 9 innings as equipas continuarem empatadas, a equipa que se conseguir adiantar primeiro nas próximas innings ganha.

Origem e História

Há controvérsias sobre a origem do beisebol. Alguns acreditam ser de origem inglesa, e outros, que ele foi criado por Abner Doubleday em Nova York no ano de 1839.

A verdade é que um jogo semelhante, chamado “rounders”, já era praticado no século XVIII na Inglaterra.

Antes disso, foi encontrado descrições de um esporte com bola e taco em documentos franceses que datam do século XIV.

Provavelmente o rounders foi trazido para a América pelos imigrantes ingleses. E posteriormente, foi adaptado para o beisebol tal qual conhecemos hoje.

Além de Abner Doubleday, considerado o criador desse esporte, merece destaque Alexander Cartwright quem contribui para sistematizar as regras do beisebol. O primeiro jogo oficial dessa modalidade ocorreu em 1846, na cidade de Nova York.

Hoje o beisebol é um esporte muito popular em países da América do norte e central. Ele disseminou-se rapidamente e atualmente, podemos encontrar equipes e milhões de adeptos em todas as partes do mundo.

Nos jogos olímpicos de verão em Barcelona em 1992, o beisebol foi inserido como modalidade olímpica, onde Cuba saiu vencedora.

No entanto, em 2012 ele foi removido. Porém já está decidido pelo Comitê Olímpico que ele estará presente nas Olimpíadas em 2020 na cidade de Tóquio.

Beisebol no Brasil

No Brasil, o beisebol foi difundido principalmente por norte-americanos que residiam e trabalhavam no país.

No início do século XX ele começou a ser praticado em São Paulo e em 1936 ocorreu o primeiro campeonato brasileiro de beisebol.

Embora não seja muito praticado no país, em 1946 surgiu em São Paulo a “Federação Paulista de Beisebol e Softbol” (FPBS). Depois disso, sua prática espalhou-se por diversos estados brasileiros.

Em 1990 foi fundada a “Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol” (CBBS). Esse órgão é responsável pela organização de eventos dessa modalidade em nível nacional.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
8
Shares
Artigo Anterior

Por que os cachorros nascem com os olhos fechados?

Próximo Artigo

Qual foi o primeiro livro proibido da história?

Postagens Relacionadas