http://molcci.com.br/atitudes-toxicas-que-passam-por-normais-em-um-relacionamento/

Atitudes tóxicas que passam por normais em um relacionamento

Relacionamentos em que tudo sejam flores o tempo todo são muito raros – se é que realmente existem. Mas, atitudes tóxicas quando há respeito, duas pessoas encontram o seu equilíbrio e vivem bem com os altos e baixos comuns do convívio de um casal.

Só que existe um porém: atitudes tóxicas às quais muitas vezes se faz vista grossa vão desgastando a relação pouco a pouco. São coisinhas do dia a dia, dessas que acabam passando por normais.

“Porque todo mundo faz”, como trazer pisadas na bola do passado à tona no meio de uma discussão ou. Querer que um tenha as senhas de emails e redes sociais do outro.

Fazer piadinhas sobre o parceiro/a parceira em uma roda de amigos isso e atitudes tóxicas

Por que é visto como normal: Faz parte do humor brasileiro zoar de leve as pessoas com quem se tem intimidade. Apontar defeitos ou dar destaque para coisas que deram errado para os outros é visto como gracinha, como descontração.

Por que pode ser tóxico: Porque as chances de a pessoa alvo da ~brincadeira~ se sentir humilhada são enormes. “Isso expõe fraquezas e deixa a pessoa vulnerável. É uma invasão de privacidade humilhante”, afirma Marina.

Cristiane alerta que “a vítima pode se forçar a acreditar que é realmente brincadeira, enquanto aquilo está lhe fazendo mal e pode ser um gatilho para ansiedade, depressão e até síndrome do pânico”.

Tentar compensar erros e esquecimentos com presentes e viagens isso atitudes tóxicas

Por que é visto como normal: Passa por arrependimento genuíno, por uma vontade do fundo do coração de agradar à vítima da mancada, quase um sacrifício nesse sentido.

Por que pode ser tóxico: Porque muitas pessoas acabam apelando para esse recurso sem sequer tentar resolver de verdade o problema. “Você não vira a página de um livro sem entender o que está escrito nela. Não adianta fingir que não aconteceu. O ideal é colocar tudo em pratos limpos, resolver”, diz Cristiane. E depois, se for o caso, dar o presente ou fazer a viagem, porque um agrado sempre é bem-vindo.

Perceber que algo precisa ser discutido e deixar para depois

Por que é visto como normal: Porque muita gente prefere evitar discussões acreditando que, assim, está poupando o relacionamento. Na maior parte das vezes, essas questões acabam nunca sendo debatidas.

Por que pode ser tóxico: Porque os problemas têm que ser resolvidos quando estão quentes ou, pelo menos, mornos. Se eles forem deixados de lado, pode ter certeza de que em algum momento virão à tona de forma desajeitada – no meio de uma outra discussão nada a ver, como colocado ali em cima. Ou então, pior ainda: se acumularão até se transformarem em um monstro. É como diz o ditado: não se tropeça na montanha, mas sim nas pedrinhas do caminho.

Não dar um toque quando ele ou ela erra

Por que é visto como normal: Apontar defeitos ou erros de forma prática, na nossa cultura, é considerado uma ofensa. Então, se alguém deixa de fazer isso em relação ao parceiro ou à parceira, é praticamente um sinal de consideração e respeito.

Por que pode ser tóxico: Porque não saber onde está errando pode impedir que uma pessoa melhore e cresça. Se não pudermos contar com as pessoas com quem temos intimidade para isso, contaremos com quem?

Um chamar o outro de apelidos como “Vida” e “Tudo”

Por que é visto como normal: Porque é romântico, fofo, nhoim.

Por que pode ser tóxico: Se for condizente com o modo de vida do casal, ok – embora seja só um pouquinho exagerado dizer que outra pessoa é sua própria vida. Mas se for um casal que tem conflitos e que briga, chamar de Vida ou de Tudo pode levar uma das partes (a mais fraca psicologicamente) a se anular por causa da outra.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/5-fatos-sobre-os-corvos-que-vao-deixar-voce-fascinado/

5 Fatos sobre os corvos que vão deixar você fascinado

Próximo Artigo
http://molcci.com.br/voce-sabia?-na-gravidez,-a-mae-passa-ao-filho-toda-a-imunidade-que-possui?/

Na gravidez, a mãe passa ao filho toda a imunidade que possui?

Postagens Relacionadas