Astronautas da Nasa retornam à Terra após 6 meses; vídeo histórico

Quatro dos 11 astronautas da Nasa que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS), parte da missão Crew-1, chegaram à Terra na madrugada deste domingo (2).

O grupo, que estava no espaço desde novembro de 2020, ultrapsssou o desafio da reentrada na atmosfera terrestre para garantir uma aterrisagem sem problemas. 

A cápsula Crew Dragon “Resilience”, projetada pela SpaceX, se desconectou da ISS às 21h35 do sábado (1) e, depois de uma viagem autônoma de seis horas e meia de volta à Terra, caiu no oceano às 3h57 (de Brasília) da madrugada do domingo (2). O retorno já havia sido adiado duas vezes por conta do mau tempo na costa da Flórida. 

3º pouso da história à noite no mar 

Essa foi apenas a terceira vez na história que uma cápsula é resgatada no mar sem a luz do dia. A primeira foi a Apollo 8, da Nasa, na sua primeira viagem à Lua, em 27 de dezembro de 1968. Ela caiu no Oceano Pacífico à noite. A segunda vez foi a missão Soyuz 23, que acabou prematuramente após uma falha.

O pouso noturno de emergência, em 16 de outubro de 1976, sob fortes ventos provocados por uma nevasca, levou dois cosmonautas até as águas congeladas do lago Tengiz, no Cazaquistão, onde esperaram pelo resgate até o dia seguinte.

A Nasa enviou relatório aos jornalistas dizendo que a ida ao espaço é mais tranquila do que a volta. Isso acontece por causa da alta velocidade e a temperatura elevada enfrentadas pela cápsula assim que entra na atmosfera terreste. 

O resgate da Crew Dragon em alto mar utilizou duas embarcações com equipes de resgate. Os astronautas seguiram de helicóptero para terra firme, onde vão passar por uma bateria de exames médicos e para votlarem para suas casas em segurança. 

Foi o 3º pouso à noite no mar da história

A missão tem uma série de desafios, como encontrar o ângulo correto para a trajetória. Se for muito agudo, a força-G (efeitos da gravidade) pode ser fatal para os astronautas por provocar risco de explosão na cápsula por causa do atrito com o ar. Caso seja muito raso, a ela pode “quicar” de forma catastrófica na atmosfera e voltar sem controle ao espaço.

Os atronautas foram resgatados na Flórida antes do amanhecer. A tripulação contou com Mike Hopkins, Shannon Walker e Victor Glover, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Jaxa (agência espacial japonesa).

Eles estavam na ISS há mais de cinco meses e compuseram a Expedição 64/65, que durante 168 dias de estadia na estação realizou pesquisas científicas na microgravidade e trabalhos de manutenção, incluindo cinco caminhadas espaciais fora da ISS, para a realização de reparos em equipamentos e sistemas, como a instalação de novos painéis solares.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Para morrer de rir | 8 sitcoms imperdíveis

Próximo Artigo

12 Feriados e datas bizarras do mundo todo

Postagens Relacionadas