Algumas curiosidades incríveis sobre a chuva

Todo mundo já sabe que a chuva é parte essencial do ciclo da água, sendo responsável pela oferta da maior parte da água doce disponível no planeta.

No entanto, pouca gente sabe que a chuva nem sempre molha o chão e que há até mesmo um lugar onde chove peixes!

Ao longo deste artigo, você vai conferir 12 fatos curiosos sobre as chuvas que muitas pessoas desconhecem.

1. A forma e a cor das nuvens podem ajudá-lo a prever a chuva. De modo geral, se você notar uma nuvem cumulonimbus (uma nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical) ou uma nuvem nimbostratus (uma nuvem espessa, cinzenta e de baixo nível), é provável que chova nas próximas horas.

2. A cidade de Calama, no Chile, é a recordista mundial de falta de chuva: ela ficou 400 anos na secura, de 1571 a 1971. Por outro lado, a cidade mais chuvosa do planeta é Lloró, na Colômbia. Sua precipitação anual média é de 13.300 mm, com uma média de 280 dias de chuva ao ano.

3. A chuva nem sempre molha o chão. Em lugares bastante secos e quentes, às vezes a chuva evapora antes mesmo de atingir o solo. No campo da meteorologia, esse fenômeno é oficialmente denominado Virga, mas costuma ser conhcecido popularmente como “Chuva Invisível” ou “Chuva Fantasma”.

4. É melhor caminhar ou correr na chuva? Pesquisas recentes sugeriram que não há uma resposta fácil, pois a conclusão pode ser afetada por fatores tão variados quanto a proporção entre altura e largura do indivíduo, direção do vento e tamanho das gotas de chuva.

5. Nem todas as gotas de chuva são feitas de água. Em Vênus e em outras luas e planetas, a chuva é feita de ácido sulfúrico ou metano. Ainda mais estranho, existe um planeta que conta com chuvas de ferro líquido.

6. A maior quantidade de chuva já registrada em um ano foi de 22.987 mm em Cherrapunji, na Índia, em 1861.

7. Se a água não tem cheiro, então por que as chuvas produzem um aroma agradável quando caem? Bem, isso ocorre por causa de uma molécula específica, chamada geosmina, criada por bactérias que vivem no solo. Quando a chuva cai, a precipitação cria bolsas de ar que contêm pequenas quantidades de geosmina. Quando essas bolsas são liberadas pelo ar, elas dispersam a geosmina, que eventualmente viaja até os narizes humanos.

8. É possível fazer chuvas artificiais. Para isso, substâncias como iodeto de prata, gelo seco e cloreto de sódio são lançadas de um avião na base ou no topo das nuvens consideradas capazes de originar precipitação. Ao entrar em contato com o vapor de água, essas partículas grandes atraem partículas menores e levam à formação de gotas de águas mais pesadas que posteriormente começam a se precipitar.

9. A dança da chuva originou-se através das culturas das tribos indígenas americanas e algumas delas ainda a executam nos dias de hoje. Os dançarinos acreditam que podem invocar fenômenos climáticos com seus movimentos.

10. Na cidade de Yoro, em Honduras, chove peixes! O que soa ainda mais estranho é que os peixes nem são da região. Magia? Claro que não! Na verdade, acredita-se que os peixes são trazidos para Yoro pelos tornados marinhos que se originam em meio a fortes tempestades.

11. Na nação africana de Botswana, a moeda local é denominada pula. Curiosamente, a palavra “pula” também significa “chuva”, de modo que seu uso como o nome da moeda principal demonstra quão raras e preciosas são as chuvas neste país subsaariano.

12. Cientistas já descobriram fósseis contendo marcas de gotas de chuva que datam de até 2,7 bilhões de anos atrás, de acordo com a Scientific American. Curiosamente, foi a erosão criada por mais chuva que expôs os fósseis para estudos modernos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que o homem nunca mais voltou à Lua?

Próximo Artigo

Por que vodka não congela?

Postagens Relacionadas
Mais informações

O que é Bonsai?

A origem do Bonsai ainda é desconhecida, muitos afirmam que seja do Japão, porém, fortes indícios indicam que…