Afinal! o que faz um atuário?

Você é uma pessoa que curte passar o tempo analisando riscos e possibilidades? Gosta de realizar cálculos e nunca perde a chance de analisar dados estatísticos? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de atuário!

Basicamente, os atuários apresentam números para as seguradoras, trabalhando com contadores e subscritores para ver quais taxas de seguro devem ser baseadas em riscos e seus impactos financeiros. Eles também usam estatísticas para calcular a probabilidade de riscos e as consequências financeiras dos riscos envolvidos; ou seja, é a carreira perfeita para quem adora números!

Um atuário usa constantemente sua ampla gama de conhecimentos nas áreas de matemática e estatística para calcular os valores dos planos de seguro.

Eles calculam os fatores de risco para inundações, incêndios, desemprego, acidentes e morte para fornecer uma descrição precisa do risco que as seguradoras correrão ao segurar um determinado indivíduo ou empresa.

Como é a rotina de trabalho de um atuário?

No dia a dia, os atuários trabalham com seguradoras especializadas em muitas coisas, incluindo seguro de vida, seguro saúde, seguro automóvel e seguro residencial. Esses profissionais geralmente se especializam em um tipo de seguro, mas podem ser certificados em várias áreas.

Um atuário de bens e acidentes pesquisa o que acontecerá às seguradoras e empresas dessa natureza no caso de eventos indesejáveis. Ele é o responsável por criar soluções financeiras que administrem esses riscos e que beneficiem os interesses de todas as partes, não apenas da seguradora, mas também do segurado.

No geral, podemos dizer que esse profissional usa suas habilidades de análise e gerenciamento de risco, incluindo o comportamento humano básico, para criar estratégias que trarão resultados positivos para situações trágicas. Um atuário pode desenolver tabelas que mostram os dados pesquisados sobre morte, incêndio, acidentes automobilísticos e outras tragédias que afetam o comércio de seguros, por exemplo.

No entanto, é importante deixar claro que os atuários não apenas pesquisam e criam estratégias; eles também devem ser capazes de avaliar corretamente o quão bem essas estratégias funcionarão para diminuir o risco suportado pelas seguradoras para as quais trabalham, ao mesmo tempo que proporcionam um benefício adequado aos segurados.

Como é o ambiente de trabalho dos atuários?

A maior parte do trabalho realizado pelos atuários é feito em algum tipo de escritório. Esse trabalho administrativo é geralmente executado em uma escala de trabalho integral de 40 ou mais horas por semana. Nesse período, os atuários trabalham junto com os profissionais de seguros para criar planos que funcionem bem para a empresa e os segurados.

De certo modo, o trabalho é relativamente pouco estressante para candidatos qualificados com amplo conhecimento de probabilidade, estatística, matemática e negócios. No entanto, os atuários podem passar um bom tempo em longas reuniões com outras seguradoras se estiverem no negócio de resseguro de apólices, o que pode tornar o trabalho um tanto “tedioso”.

Independentemente disso, o fato é que os atuários sempre devem ter uma perspectiva clara dos riscos e de cada faceta dos fatores envolvidos, que podem ser variáveis dependendo da demografia da área em que as empresas e os segurados estão localizados.

Como se tornar um atuário?

Praticamente todo empregador na área de atuário busca candidatos a empregos com algum diploma. A área específica de estudo é bem variada, mas é comum haver grande concentração de candidatos formados Administração, Economia, Contabilidade, Matemática ou Estatística. Além disso, um bom atuário também deve ser capaz de comunicar efetivamente as informações obtidas para gerenciar o risco.

Embora até existam programas específicos de graduação em Ciências Atuariais, a maioria dos atuários obtém um diploma em uma disciplina mais geral, como as citadas acima. O raciocínio é que essa escolha mantém as opções de carreira em aberto, caso o aluno decida fazer uma transição para outra área no futuro.

Segundo a Secretaria do Trabalho, para obter o registro profissional de atuário, os interessados precisam primeiramente passar pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), encaminhando a documentação necessária, como o diploma de conclusão de um curso de graduação. Após receberem o parecer conclusivo do instituto é que os interessados devem se dirigir a Secretaria do Trabalho para solicitar o registro.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Ler aumenta a inteligência?

Próximo Artigo

O que faz um arquivista?

Postagens Relacionadas