Afinal, o que causa o cheiro de chuva?

Quando o tempo começa a virar e sentimos aquele cheiro característico, pode saber: vai chover em poucos instantes. Se houver raios e trovões, prepare-se para a tempestade! Mas afinal, o que causa o cheiro de chuva?

Em 1964 dois pesquisadores australianos começaram a estudar este característico cheiro e sua conclusão foi de que o sentimos em função da terra molhada.

Segundo eles, nos períodos de seca as plantas secretam um óleo específico que, quando molhado, exala por todo canto. Além disso, também acredita-se que a geosmina também contribui muito na formação do cheiro de chuva.

Esta palavra difícil (geosmina) é uma substância produzida por actinomicetos, um tipo de bactéria. Quando essas bactérias produzem esporos, acabam liberando a geosmina que é lançada no ar quando molhada.

Além disso, existe mais um terceiro elemento que contribuiu neste prazeroso cheiro, este é o ozônio. Ele é produzido através de diversas reações causadas por pesadas descargas elétricas na atmosfera.

O cheiro que essa reação libera é muito semelhante ao do cloro e é facilmente percebido mesmo antes da chuva começar.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

5 Aparelhos que consomem muita energia mesmo desligados

Próximo Artigo

Será que barata come pasta de dente?

Postagens Relacionadas