5 Principais técnicas de gestão de pessoas

Confira a seguir as cinco principais técnicas de gestão de pessoas para otimizar os resultados da sua equipe de profissionais.

1) Feedbacks estruturados

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais eficaz é a cultura de feedbacks estruturados, ou seja, que seguem uma metodologia. É responsabilidade do gestor informar sua equipe sobre o andamento do trabalho, trazer esse posicionamento de maneira personalizada, periódica e profissional.

É importante que o colaborador perceba o interesse do gestor nas suas atividades. Por isso, é indispensável que a liderança:

  • mapeie o papel de cada colaborador;
  • tenha seus prazos de execução;
  • posicione o seu ponto de vista;
  • aponte as principais qualidades;
  • corrija as falhas;
  • ensine.

Ou seja, transformar o momento do feedback em um encontro educativo e motivacional. Esse é o diferencial.

2) Estabelecimento de metas 

Com metas claras e um sistema de reconhecimento meritocrático bem definido, os colaboradores se motivarão a realizar suas atividades de maneira mais eficiente e rápida.

Um diferencial é estabelecer recompensas criativas, em que o estímulo competitivo gere uma integração saudável e divertida no ambiente de trabalho. 

Para esta técnica de gestão de pessoas, os gestores deverão se atentar a propor metas atingíveis e que estimulem a proatividade dos colaboradores. 

3) Premiação por desempenho

Além de oferecer recompensas criativas, é essencial dar premiações para funcionários em dinheiro. A monetização é uma das técnicas de gestão de pessoas que estimula o compromisso e a responsabilidade do colaborador. Por isso, é uma prática estratégica.

Alguns exemplos são:

  • aumento salarial;
  • bônus;
  • inclusão de uma taxa anual fixa;
  • aumento na porcentagem da PLR (Participação nos Lucros e Resultados);
  • viagens custeadas, dentre outras opções.

A recompensa em dinheiro por um trabalho bem-feito pode ser o estímulo que faltava. 

4 ) Gestão de conflitos

Uma das técnicas de gestão de pessoas mais desafiadora é a mediação de conflitos, já que as relações interpessoais podem gerar atritos de interesse, opiniões ou crenças.

Os gestores deverão encontrar soluções que funcionem para a maior parte dos envolvidos e que não deixe ruídos ou mal estar. Todo problema que envolva os colaboradores exigirá empatia, paciência e flexibilidade. Por isso, as lideranças deverão ser objetivas.

5) Desenvolvimento de carreira

Por fim, o desenvolvimento do plano de carreiras. Seja por meio da oferta de treinamentos, workshops, palestras ou cursos de capacitação, a identificação de áreas de crescimento profissional e a oferta de desenvolvimento são ótimas formas de motivar a sua força de trabalho.

Além disso, demonstra que os gestores se importam com o futuro de cada membro da equipe, estimulando a sua lealdade.

Estas são as cinco principais técnicas de gestão de pessoas que a sua empresa precisa se atentar para começar a otimizar a produtividade da equipe.

Com uma boa administração dessas iniciativas, todos os setores da organização podem ser beneficiados e os resultados coletivos potencializados.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
15
Shares
Artigo Anterior

Pimenta rosa: o que é, benefícios para a saúde e como consumir

Próximo Artigo

COUSANER | Como o site se tornou um dos maiores do Brasil?

Postagens Relacionadas