5 Naufrágios que Entraram Para a História

Desastres podem acontecer a qualquer momento, eles sempre acabam impressionando as pessoas, mas uns chegam a impressionar mais do que outros, principalmente se forem muito graves. Vários desastres já foram noticiados, como é o caso do naufrágio do Titanic que chocou pessoas pelo mundo inteiro até ganhou um filme inspirado.

Apesar do naufrágio do inesquecível Titanic ter se tornado um dos mais famosos da história (se não o mais famoso), existem muitos outros que já ocorreram ao longo dos anos em diversas partes do mundo. Prepare-se pois vamos conhecer 5 dos maiores naufrágios da história agora mesmo.

MV Donã Paz

O MV Donã Paz era um navio de passageiros filipino que estava viajando da ilha Leyte para a capital filipina, Manilaem dezembro de 1987. Na madrugada do dia 20 a embarcação colidiu com o cargueiro MV Vector, que carregava 8.800 barris de gasolina e petróleo.

Com a colisão, o MV Vector acabou pegando fogo que logo se espalhou para o MV Doña Paz, os passeiros desse entraram em desespero e tiveram que se jogar ao mar em águas infestadas de tubarões.

Esse se tornou um dos maiores desastres da marinha em tempos de paz e deixou cerca de 1.565 mortos. Mas os números variam e podem superar os 4.000 mortos, já que muitos passageiros não foram identificados.

MV Le Joola

O MV Le Joola era uma balsa que pertencia ao governo senegalês no dia 26 de setembro de 2002 ele estava trasportando passageiros da cidade de Ziguinchor para a capital, Dakar. A embarcação tinha capacidade para transportar 580 passageiros, porém naquele dia ele carregava 1.927 pessoas a bordo.

A balsa fez uma rota diferente da que tinha autorização, no meio do caminho todos foram pegos de surpresa por uma chuva. O imenso excesso de passageiros trouxe instabilidade à embarcação que virou e afundou. Ao todo foram 1.863 mortos, assim se tornando um dos maiores naufrágios da história.

MS Al Salam Boccaccio 98

A balsa Al Salam Boccaccio 9 fazia a travessia entre a Arábia Saudita e o Egito pelo Mar Vermelho no dia 3 de fevereiro de 2006. De repente um incêndio começou na casa de máquinas, e os tripulantes começaram a pegar água do mar para tentar apagar o fogo, ele até cessou por um tempo, mas logo voltou.

O capitão tentou voltar para o porto, mas os sistemas de drenagem de água pararam de funcionar, e o navio adernou. Ao todo foram 1.018 mortos dos 1.400 tripulantes que estavam à bordo.

MV Bukoba

No dia 21 de maio de 1996 o  MV Bukoba estava trasportando cargas e passageiros  pelo Lago Vitória, entre os portos de Bukoba e Mwanza que ficam na Tanzânia.  No dia do naufrágio, com o começo do movimento, objetos e equipamentos de cozinha caíram.

Assustados com o barulho, os passageiros correram para um dos lados da embarcação, fazendo com que ela tombasse de lado. Mas por falta de equipamentos de segurança, o naufrágio acabou deixando 894 mortos.

MS Estonia

A balsa MS Estonia fazia a travessia de Tallin, na Estônia, para a Estocolmo, na Suécia. Mas na madrugada do dia 28 de setembro de 1994 as águas estavam agitadas, e os passageiros começaram a ouvir barulhos de metal.

O navio desapareceu dos radares e afundou a 22 milhas náuticas (cerca de 40,7 km) da ilha de Uto. Ao todo, 852 pessoas foram mortas das 989 que estavam à bordo.

Esses foram alguns dos maiores naufrágios que acabaram se tornaram desastres, mas existem muitos outros que já aconteceram ao longo da história. Continue nos acompanhando, pois voltaremos a falar sobre assuntos relacionados muito em breve.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as flores são coloridas?

Próximo Artigo

O que faz um arteterapeuta?

Postagens Relacionadas