12 curiosidades interessantes sobre selfies

De certo modo, as selfies definem muito bem o mundo moderno em que vivemos. De fato, a busca pela melhor selfie inclui tudo, desde encontrar o filtro certo até localizar paisagens exóticas e aperfeiçoar a arte da iluminação.

Para o bem ou para o mal, pessoas de todo o planeta estão voltando as lentes para si mesmas e contando suas histórias por meio da imagem de seus próprios rostos.

Segundo alguns, este é apenas o começo, e as coisas parecem que vão ficar ainda mais “interessantes” no futuro desse mundo cada vez mais digital.

Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos interessantes sobre as selfies. Confira!

1. Em 1893, a primeira selfie (pelos padrões de hoje) foi renderizada pelo fotógrafo amador Robert Cornelius. No entanto, o processo utilizado para obter a fotografia foi bem complexo, pois Cornelius teve que ficar sentado e imóvel por cinco minutos. Isso que é vontade de tirar selfie, hein?!

2. O “vício em selfies” realmente existe. Esse transtorno é descrito como o “desejo obsessivo-compulsivo de tirar fotos de si mesmo e publicá-las nas redes sociais como uma forma de compensar a falta de autoestima”. A American Psychiatric Association classifica-o em três níveis fáceis de lembrar: limítrofe (3 selfies por dia), agudo (pelo menos 3 selfies por dia) e crônico (postar 6 ou mais selfies por dia).

3. Por outro lado, algumas pessoas não tiram muitas selfies. Para muitos, ver a própria foto não é atraente por si só, muito menos ter que compartilhá-la com o mundo. Uma teoria que pode explicar isso é que uma imagem não invertida de você mesmo em uma foto pode não parecer tão natural. Um estudo conduzido em 1977 descobriu que as pessoas preferem sua imagem no espelho em vez de seu rosto real, enquanto os amigos preferem a coisa real. Na prática, isso só mostra que as pessoas gostam de continuar com o que estão acostumadas.

4. Até hoje, a selfie organizada por Ellen DeGeneres na 86ª edição Oscar, realizada em 2014 e que incluía grandes nomes de Hollywood como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Brad Pitt e Meryl Streep, é a imagem do Twitter mais retuitada de todos os tempos.

5. As redes sociais nos bombardeiam com todos os tipos de imagens da vida das pessoas. Embora possa parecer que selfies ocupam uma quantidade desproporcional de tudo o que vemos online, elas representam apenas 4% de todas as imagens. Os outros 96% abrangem uma variedade de fotos de animais de estimação, sapatos, monumentos, familiares e comida, obviamente.

6. O termo “morte por selfie” é usado para descrever quando pessoas tentam obter uma selfie perfeita na beira de um vulcão, no topo de um prédio ou em algum outro lugar perigoso e inevitavelmente acabam morrendo em vez de conseguir a foto ideal. Até outubro de 2018, a busca pela selfie perfeita já havia matado 259 pessoas no mundo.

7. Quer correr com os touros na Espanha e tirar uma selfie? Lamento lhe informar, mas isso pode te trazer muitos problemas! O governo espanhol proibiu tal coisa, por medo de turistas serem pisoteados ou mortos enquanto se distraem com o momento autofotográfico. Se alguém quiser tentar, no entanto, a cidade de Pamplona multará os infratores em até 3 mil euros.

8. A Austrália adora selfies. Na verdade, os australianos gostam mais de selfies do que de qualquer outro país do mundo, seguidos pelos americanos e canadenses.

9. Em maio de 2014, no Colorado, Estados Unidos, um piloto amador de 29 anos que voava em um Cessna 150 colidiu com um campo de trigo, morrendo juntamente com seu passageiro logo após o impacto. Uma câmera GoPro, encontrada na manhã após o acidente, revelou que o piloto estava tirando selfies durante o voo e já tinha se envolvido em atos imprudentes anteriormente.

10. As estatísticas do Google nos dizem que, apenas em dispositivos Android, são tiradas surpreendentes 93 milhões de selfies todos os dias. Se você fizer as contas, verá que isso dá aproximadamente 64.583 fotos por minuto!

11. A Universidade Estadual de Ohio conduziu um estudo que revelou que os homens que postam muitas selfies online têm uma maior propensão para o narcisismo e a psicopatia. Embora o estudo não inclua mulheres, os pesquisadores sugerem que as mesmas descobertas podem ser aplicadas a ambos os sexos.

12. Algumas pessoas ainda não sabem, mas 21 de junho é o Dia da Selfie, onde as pessoas são incentivadas a tirar tantas selfies quanto puderem e compartilhar as melhores. É também o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, então quem vive nessa parte do planeta tem o máximo de tempo possível para encontrar a iluminação perfeita.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que a exploração espacial é importante?

Próximo Artigo

O que faz um oceanógrafo?

Postagens Relacionadas