12 Curiosidades interessantes sobre a Toyota

A maioria das tradicionais marcas de carros tem uma história muito interessante. Ainda assim, muitos aficionados pelo mundo motorizado ainda não têm ideia de quão grandes e influentes são algumas dessas montadoras. A Toyota, por sua vez, é uma das empresas do setor automotivo que mais reuniram fatos interessantes ao longo de sua trajetória.

Produzindo alguns dos carros mais confiáveis, a Toyota conquistou o mercado automotivo mundial e agora se posiciona como uma grande concorrente às marcas de automóveis americanas e europeias. Pensando nisso, listamos 12 curiosidades que muita gente ainda não sabe sobre essa marca japonesa.

1. O Toyota AA foi o primeiro carro de passageiros da montadora. Apenas 1404 unidades foram produzidas entre 1936 e 1942. Equipado com um motor 3.4L de 6 cilindros de 62cv, o AA era um carro familiar muito decente. Curiosamente, esse veículo é considerado por muitos especialistas como uma “cópia melhorada” dos carros americanos.

2. A Toyota começou como uma empresa têxtil. Em 1924, Sakichi Toyoda, que já tinha sucesso na fabricação de máquinas de fiação e tecelagem, desenvolveu o tear automático Toyoda Model G, um produto muito inovador para a época. Eventuamente, a invenção levou ao lançamento da Toyoda Automatic Loom Works Ltd, que é a atual Toyota Industries Corporation.

3. A divisão de carros da Toyota foi fundada por Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi. Embora o sobrenome do fundador seja Toyoda, toda a empresa foi rebatizada de Toyota depois da realização de um concurso público para a elaboração de uma nova identidade da marca. Na prática, a troca do “d” pelo “t” faz com que a palavra seja escrita na língua japonesa com apenas 8 traços, ao invés de 10, o que promove uma certa praticidade. Além disso, o 8 é visto na cultura japonesa como um número relacionado à prosperidade e boa fortuna.

4. A logomarca da Toyota esconde um significado muito interessante. Como você pode ver na imagem abaixo, cada uma das seis letras do nome da marca estão desenhadas de forma subtil no símbolo através das suas argolas. Recentemente, a logomarca da Toyota foi considerada pelo jornal britânico The Independent como “uma das mais bem desenhadas”.

5. O ano de 2011 foi repleto de comemorações para a Toyota. Neste período, o grupo japonês se tornou o terceiro maior fabricante de carros do mundo, atrás somente da GM e do Grupo Volkswagen. Se você pensar bem, trata-se de uma conquista incrível para uma empresa que começou fabricando equipamentos para a indústria têxtil.

6. Durante a Guerra da Coréia, a Toyota estava à beira da falência. Com a economia japonesa ainda se recuperando da 2ª Guerra Mundial, a demanda por bens específicos atingiu o nível mais baixo de todos os tempos. Em 1950, a marca chegou a produzir somente 300 caminhões. Em um esforço para reviver a marca japonesa e limitar os gastos de guerra, o governo dos Estados Unidos encomendou 5.000 caminhões da Toyota, o que evitou o encerramento das atividades da montadora.

7. O sucesso da Toyota levou o governo japonês a renomear uma cidade inteira com o nome da empresa. Antes chamada de Koromo, a cidade mudou de nome para homenagear a montadora japonesa, principal empregadora da região, em 1 de janeiro de 1959. Vale destacar que essa cidade concentra uma expressiva quantidade de brasileiros residentes.

8. É bem sabido que a Toyota é dona da Lexus, o ramo de luxo da Toyota Motors Corporation. O que pouca gente sabe, entretanto, é que o grupo também comanda marcas como Daihatsu e Hino, ambas populares no japão. Curiosamente, a Toyota também tem participações na Fuji Industries, que é a controladora da Subaru.

9. A Toyota tem sido um verdadeiro pesadelo para as montadoras concorrentes. Para se ter uma ideia, ela é líder em vendas de automóveis no Japão, o Camry é o sedan favorito dos moradores dos Estados Unidos e o Corolla é um carro que tem se tornado cada vez mais popular nos países em desenvolvimento.

10. A Toyota fabrica alguns dos veículos mais duráveis do mundo. De fato, eles são tão duráveis que cerca de 80% dos Toyotas que foram vendidos há 20 anos ainda estão ativos nas estradas de hoje.

11. Ao longo de toda a sua história, a Toyota participou de alguns dos mais prestigiados campeonatos de automobilismo do mundo, incluindo as 24 Horas de Le Mans e a Fórmula 1.

12. Apesar do sucesso na indústria automobilística, a empresa nunca fechou seu negócio têxtil e continua distribuindo suas máquinas por todo o mundo.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que algumas pessoas nunca engordam?

Próximo Artigo

Por que fechamos os olhos quando espirramos?

Postagens Relacionadas