12 Curiosidades interessantes sobre a Land Rover

Se você é um aficionado pelo mundo automotivo, deve saber que a Land Rover começou suas atividades como uma espécie de “versão britânica da Jeep”, mas você sabia que o primeiro carro dessa montadora tinha o volante no meio? E que o Range Rover nem sempre fez parte da mesma empresa?

Ao longo deste artigo, nós mergulhamos no passado da Land Rover e analisamos 12 fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre a marca.

1. Modelado com base nos jipes fabricados nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o primeiro carro da marca foi projetado pelo engenheiro Rover Maurice Wilks, que possuía uma fazenda no País de Gales. Concebido como um veículo agrícola, a Wilks decidiu adotar um layout simples e mais parecido com um trator, colocando o volante no meio. Curiosamente, esse detalhe ajudou a Rover a evitar o “incômodo” de construir duas versões diferentes do mesmo veículo para os mercados com volante à esquerda e à direita.

2. O pai do maior ícone da Land Rover, o Range Rover, costumava produzir motores a jato. Após a Segunda Guerra Mundial, Charles S. King trabalhou com a Rolls Royce e chegou a ajudar a empresa no desenvolvimento dos seus primeiros motores a jato. Até hoje, a Rolls Royce fabrica alguns dos melhores motores a jato do mundo.

3. Em meados da década de 1950, a Land Rover forneceu veículos para alunos das universidades de Oxford e Cambridge dirigirem através dos continentes para lugares incluindo Singapura e o Deserto do Saara “por uma questão de aprendizado”.

4. Não contente em lidar somente com a terra, a Land Rover voltou sua atenção para o mar ao lançar o exclusivo Floating Ninety Defender, um “SUV flutuante”. Mais parecido com uma jangada de rio do que um navio, o Floating Ninety Defender conta com uma hélice dedicada na parte de trás e um leme.

5. A Land Rover sempre deixou evidente o seu ódio em pagar impostos e chegou a fazer um grande esforço para garantir que seus compradores seguissem o mesmo caminho. O Defender 110 poderia tecnicamente comportar até 12 pessoas, qualificando-se como um “ônibus” pelos padrões fiscais. Na prática, essa qualificação permitiu que o carro fosse isento do sistema tributário inglês sobre veículos de passageiros.

6. No ano de 1980, a Land Rover passou a dar apoio à competição Camel Trophy, que buscava reunir equipes de vários países em provas de resistência. As disputas eram feitas em ambientes desafiadores que, ao longo daquela década, incluíam locais como Indonésia, Austrália e desertos africanos.

7. Inventado pelo escocês James A. Cuthbertson, que precisava de seu Land Rover para cruzar as Terras Altas sem afundar no solo encharcado, o Cuthbertson Series II é uma das variantes de Land Rover mais estranhas e mais legais já feitas. Equipado com quatro conjuntos de esteiras de tanque em vez de pneus tradicionais, o Cuthbertson foi capaz de ir mais longe em condições adversas do que qualquer outro modelo da Land Rover e eventualmente se tornou uma opção de fábrica no final dos anos 1950.

8. Ao longo da história da Land Rover, vários modelos da marca já participaram de filmes do James Bond. Entre eles, o Defender 110 de cabine dupla esteve nas mãos da agente Eve Moneypenny durante a sequência inicial de Skyfall (2012). Para 007 Contra Spectre, de 2015, um Range Rover Sport SVR foi customizado pela divisão Special Vehicle Operations.

9. Pouca gente sabe, mas a primeira fábrica fora da matriz construída na história da Land Rover foi a de Itatiaia, no Rio de Janeiro. De fato, ela foi a primeira planta de uma montadora inglesa em um país da América Latina.

10. Uma exitosa parceria de âmbito global envolvendo a Land Rover e a Cruz Vermelha teve início em 1954. A instituição, que tem como objetivo preservar a vida e prevenir o sofrimento humano, faz o uso de veículos adaptados que servem como unidades de saúde de fácil deslocamento.

11. Quando o marco de dois milhões de unidades produzidas do Defender foi alcançado, a marca quis celebrar convidando mais de 30 embaixadores da marca para participar da fabricação do veículo de número 2.000.000. Os festejos ocorreram em Solihull, no Reino Unido.

12. A unidade em questão foi leiloada por um valor equivalente a R$ 2,4 milhões e a quantia foi doada para a Cruz Vermelha internacional e outras instituições humanitárias.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como os ursos polares sobrevivem ao frio intenso?

Próximo Artigo

Por que algumas pessoas nunca engordam?

Postagens Relacionadas