12 Curiosidades incríveis sobre peixes

Os peixes estão envolvidos na sociedade de hoje por meio da indústria de animais de estimação, da pesca recreativa e da piscicultura. Esses animais também são essenciais para os ecossistemas oceânicos, lacustres e fluviais dos quais dependemos.

Embora muitas vezes se acredite que os peixes não têm qualquer sinal de inteligência e capacidade emocional, eles são, na verdade, criaturas sencientes e muito mais interessantes do que a maioria das pessoas imagina. Dito isto, continue lendo para saber por que os peixes são criaturas tão incríveis!

1. Os peixes contam com receptores nervosos, sofrem estresse quando estão confinados e, como nós, tentam evitar eventos assustadores. Portanto, quando um peixe é puxado para fora da água por um gancho de metal que perfurou sua boca, isso lhe provoca uma experiência muito ruim. De fato, um estudo descobriu que, se o animal sobreviver, é provável que ele faça o possível para evitar ser capturado novamente.

2. Ao contrário da crença popular, alguns peixes são bons de memória. Algumas espécies podem reconhecer e lembrar até mesmo os humanos que lhes dão recompensas em forma de comida.

3. O peixe-gato tem mais de 27.000 papilas gustativas, enquanto os seres humanos contam com apenas 9.000.

4. Os peixes interagem e formam relações entre si com facilidade. Por exemplo, existem muitas espécies que agem como “limpadores” para peixes maiores. Os limpadores se beneficiam ao comer os parasitas dos animais maiores, que se beneficiam com a redução dos parasitas.

5. Algumas espécies trabalham juntas para caçar presas. Peixes como garoupas e trutas costumam enviar um sinal visual para mostrar aos seus companheiros de caça a localização de uma presa escondida. Juntos, eles podem capturar a presa muito mais rapidamente do que quando caçam sozinhos.

6. Os peixes sempre evitarão situações que sabem que lhes causam dor e buscarão experiências com recompensas. Curiosamente, muitos deles podem até aprender a usar ferramentas! Algumas espécies usam pedras para quebrar bivalves como amêijoas, ostras e mexilhões para se alimentar.

7. Particularmente, o peixe-arqueiro exibe uma habilidade de caça incrível. Esse tipo de peixe costuma capturar presas no ar atirando nelas um jato d’água com o volume correto baseado no tamanho do alvo. O vídeo abaixo mostra em detalhes esse peixe em ação:

8. A corvina do Golfo é o peixe mais barulhento do planeta, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Biology Letters. Individualmente, esses peixes já são naturalmente barulhentos, mas quando agrupados, seu ruído coletivo é capaz de sacudir os cascos dos navios que passam ao redor e até ameaçar a saúde auditiva de qualquer animal que se atreva a nadar perto.

9. O salmão e a truta marinha vivem tanto em água salgada como em água doce. Esses peixes eclodem em água doce e, em seguida, nadam para o mar, onde amadurecem e se tornam adultos. Eventualmente, eles passam por mudanças corporais significativas e desenvolvem órgãos especializados para se adaptarem e se destacarem tanto na água doce quanto na salgada.

10. Os peixes também mudam de cor dependendo das necessidades de camuflagem, das condições ambientais e da época do ano. É por isso que as cores dessas criaturas abrangem praticamente todas as tonalidades possíveis.

11. Um salmão adulto que vive em ambientes de água salgada pode migrar uma grande distância para retornar à água doce para desovar. De fato, um peixe desse tipo pode viajar até 50 km por dia em suas jornadas de desova, o que equivale a correr mais de uma maratona diariamente!

12. Mesmo que os peixes não tenham cordas vocais, eles ainda se destacam na comunicação uns com os outros. Esses animais fazem isso por meio da emissão de vários sons, aromas, pulsos elétricos e movimentos.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que há tantas logomarcas vermelhas?

Próximo Artigo

Por que os flamingos são cor-de-rosa?

Postagens Relacionadas