12 Curiosidades incríveis sobre o Doritos

É bastante provável que você já tenha comido Doritos pelo menos uma vez na vida. Seja em um posto de gasolina durante uma parada em uma viagem ou na máquina de venda automática próxima do seu trabalho, o fato é que, quando o desejo aparece, esses chips de tortilha parecem encantar as nossas papilas gustativas com seus sabores únicos.

Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos curiosos sobre o Doritos que você muito provavelmente não sabia. Você vai descobrir que essas tortilhas têm relações com a Disneyland e até com o espaço sideral!

1. Existe uma teoria de que o Doritos pode ter sido inventado na Disneyland. De acordo com o Business Insider, a empresa controladora da marca Doritos, a Frito-Lay, operava um restaurante chamado Casa de Fritos dentro do parque na década de 1960. Quando um vendedor percebeu que a Casa de Fritos jogava fora tortilhas velhas, ele sugeriu que o restaurante as fritasse para reaproveitá-las. Quando o executivo de marketing Arch West viu isso, ele adorou a ideia e convenceu a Frito-Lay a começar a vender os chips nacionalmente em 1966.

2. Embora a história envolvendo a Disneylândia seja intrigante, quando West faleceu em 2011, seus obituários contavam uma história diferente. De fato, eles não mencionam a Disneyland, mas apenas citam que West estava de férias com a família no sul da Califórnia em 1964 quando comprou pela primeira vez um saco de tortilhas torradas à beira da estrada.

3. Seja lá qual for a origem real do Doritos, o fato é que Arch West vendeu a ideia aos seus chefes na Frito-Lay sobre a comercialização das tortilhas, de modo que a marca Doritos invadiu as prateleiras americanas em 1966.

4. Embora a simples menção da palavra “Doritos” costume evocar visões dos chips de cor laranja, o nome do salgadinho originalmente se referia à cor da tortilha sem o tempero, já que na língua espanhola ele significa algo como “pequenas coisas douradas”.

5. Você sabia que os primeiros Doritos nem sequer eram aromatizados? Pois bem, originalmente, eles eram comercializados apenas com sal. Foi somente no ano de 1976 que a marca Doritos vendeu seus primeiros chips com sabor, que passaram a ser polvilhados com temperos para tacos.

6. Se não fosse pelos Doritos, os chips de tortilha não estariam na vanguarda de todos os salgadinhos. Isso porque esses triângulos extravagantes foram os primeiros chips de tortilha a serem lançados para produção em massa. O sabor de queijo nacho estreou em 1974 e mudou para sempre o setor alimentício.

7. No início, os Doritos eram conhecidos por dar aos consumidores um hálito nada agradável. Por conta disso, a Frito-Lay decidiu mudar a receita do produto em 1992, buscando eliminar qualquer tipo de odor constrangedor que surgisse depois do consumo. Na prática, o que a empresa fez foi adicionar mais aromatizantes de queijo e diminuir a quantidade de aromatizantes de alho na fórmula.

8. Em 1994, a Frito-Lay gastou cerca de US $ 50 milhões para renovar seu produto mais popular, de acordo com o The New York Times. A renovação envolveu pesquisas de mercado com comedores de chips e supermercados. O resultado? Bem, na época, as pessoas preferiam Doritos com cantos arredondados, mais temperados, cerca de 15% mais finos e 20% mais longos.

9. Em 2011, Arch West faleceu aos 97 anos. Como ele era um amante ávido de Doritos e esteve envolvido com testes de sabores de novos sabores até um mês antes de sua morte, membros da família de West jogaram Doritos em sua urna funerária.

10. Você certamente já viu Doritos com sabores queijo nacho e chili picante, mas o que você talvez não saiba é que os consumidores de Doritos na Ásia estão beliscando sabores bem mais curiosos, como wasabi, manteiga e molho de soja, frango frito, bife, frango com gergelim e caranguejo. Com mais de 100 sabores de Doritos no mercado mundial, é difícil acreditar que o queijo nacho ainda está em primeiro lugar na preferência do público.

11. Pouca gente sabe, mas existe uma propaganda de Doritos feita especialmente para alienígenas (ou quase isso). Em 2008, na Inglaterra, foi feito um concurso de anúncios de Doritos, cujo ganhador seria exibido no espaço. E assim foi feito: o anúncio escolhido foi enviado para os transmissores de uma estação espacial que prontamente enviou os sinais para o espaço.

12. Imagine que você chegou em um acampamento e percebeu que esqueceu os gravetos para acender uma fogueira. O que fazer? Bem, se você tiver um saco de Doritos em mãos, saiba que o problema está resolvido! De acordo com um artigo no Reddit, o alto teor de óleo e carboidratos dos Doritos faz com que os chips peguem fogo com rapidez e facilidade, tornando-os uma opção sólida para acender fogueiras em situações de apuros.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que choramos quando estamos muito felizes?

Próximo Artigo

As girafas dormem em pé ou deitadas?

Postagens Relacionadas