12 Curiosidades incríveis sobre o coração

Enquanto você está lendo isso, sangue está sendo bombeado pelo seu coração para todo o corpo. Coloque os dedos sobre o seu peitoral ou sobre um pulso e você poderá sentir isso na prática. No entanto, você sabe quanto sangue está se movendo pelo seu corpo e com que velocidade e distância ele está viajando?

As respostas a todas essas perguntas são, na verdade, bastante surpreendentes, pois há muito mais fatos incríveis sobre o seu coração do que você provavelmente poderia imaginar, como veremos ao longo deste artigo.

1. Em média, o coração humano bate 2,5 bilhões de vezes ao longo da vida. São 35 milhões de batidas por ano, 100 mil por dia, 4.167 por hora e cerca de 70 por minuto.

2. O coração de uma mulher bate aproximadamente 8 vezes mais por minuto do que o de um homem. Isso ocorre porque as mulheres costumam ter um coração de tamanho menor que o dos homens. Por ser menor, ele bombeia menos sangue por batimento, então ele precisa bater mais rápido para atingir um resultado satisfatório

3. Ouvir música relaxante reduz a pressão arterial e os batimentos cardíacos, ao mesmo tempo que diminui a ansiedade. Alguns estudos até descobriram partes do sistema cardiovascular que apresentam ritmos sincronizados com peças específicas de música.

4. De acordo com a UFSC, o coração bombeia cerca de 150 milhões de litros de sangue ao longo da vida, em média. É ele também o responsável por determinar o ritmo em que o sangue circula pelo corpo. Por exemplo, em grandes artérias ele pode atingir a velocidade de 1,5 km/h, já em vasos menores a velocidade cai para um milésimo disso.

5. O coração de um adulto tem aproximadamente o tamanho de duas mãos entrelaçadas; já o de uma criança tem quase o tamanho de um punho cerrado.

6. O coração da baleia azul tem aproximadamente o tamanho de um barril de petróleo e pesa cerca de 180 quilos, o que o coloca no topo da lista dos maiores corações do reino animal. Por outro lado, o menor pertence à vespa-fada-voadora, com apenas 0,2 milímetros de comprimento.

7. O riso é bom para o seu coração. Quando você ri, você aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando a circulação e reduzindo o risco de doenças cardíacas. O riso também diminui a pressão arterial, reduz a inflamação, estimula o sistema imunológico e até queima calorias.

8. Assim como o riso, o sexo pode ser considerado um exercício cardíaco saudável. Estudos também mostram que pessoas com vida sexual ativa e satisfatória têm menos probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.

9. Cada batimento cardíaco é iniciado dentro do próprio coração, não a partir de um sinal do cérebro ou outro gatilho externo. Por isso, se tiver fornecimento de oxigênio adequado, ele pode continuar a bater mesmo depois de ser desconectado do corpo. De fato, quando armazenado na temperatura adequada (muito fria), um coração humano pode sobreviver por até 4 horas por conta própria!

10. O vinho tinto pode ser bom para o coração, desde que seja ingerido em doses certas e constantes. O resveratrol, que vem da casca da uva, também ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Vários outros alimentos como amendoim e mirtilo também contêm resveratrol e promovem a saúde cardíaca.

11. O infarto é mais comum às segundas-feiras de manhã. Isso pode ser devido à nossa tendência de ficar acordado até mais tarde nas noites de fim de semana, alterando o ritmo circadiano do corpo. Consequentemente, quando nossos despertadores tocam na manhã de segunda-feira, o corpo é forçado a acordar mais cedo, o que pode levar ao aumento da pressão arterial, inflamação e alterações no sistema nervoso, todos estes fatores de risco para ataques cardíacos.

12. A síndrome do coração partido realmente existe e é uma doença cardíaca temporária que pode ser causada por um evento emocionalmente estressante. Os sintomas costumam ser semelhantes aos de um ataque cardíaco, incluindo dor repentina no peito, mas sem bloqueio físico das artérias do coração.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os dentes são tão sensíveis à dor?

Próximo Artigo

O Brasil já foi atingido por um tsunami?

Postagens Relacionadas