12 Curiosidades incríveis sobre as baratas

Em alguns casos casos, uma única menção às baratas pode provocar arrepios em muita gente. Esses insetos rastejantes são comumente vistos como pragas desordeiras e, para piorar as coisas, como verdadeiros imãs de bactérias, pois também podem ajudar na propagação de doenças.

Muitas pessoas já estão cientes dos riscos para a saúde associados às infestações de baratas, incluindo alergias desencadeadas por alérgenos, germes e bactérias que esses insetos disseminam. O que pode não ser tão conhecido, entretanto, é o fato de que as baratas são criaturas muito interessantes e resilientes que exibem comportamentos e táticas de sobrevivência muito peculiares.

Neste artigo, você vai encontrar 12 fatos curiosos sobre esses seres que, embora asquerosos, são realmente incríveis.

1. Uma barata pode viver por uma semana ou mais sem a sua cabeça. Isso só é possível devido ao seu sistema circulatório aberto e ao fato dessas criaturas respirarem por pequenos orifícios em cada um dos segmentos do corpo, não dependendo da cabeça para respirar. De fato, em uma situação desse tipo, a barata morrerá de sede, pois sem boca não poderá beber água.

2. As baratas podem prender a respiração por 40 minutos. De fato, essas criaturas podem sobreviver mesmo sendo submersas em água por meia hora! Elas prendem a respiração com frequência para ajudar a regular a perda de água.

3. Elas podem viver sem comida por um mês. As baratas conseguem ficar muito tempo sem sustento alimentício porque são insetos de sangue frio. No entanto, elas só podem sobreviver por uma semana sem água (como explicado anteriormente), razão pela qual são comumente encontradas em áreas úmidas ao redor da casa, como porões e banheiros.

4. A barata-americana possui uma certa atração pelo álcool. Semelhante a outras pragas, esta espécie de barata é atraída por bebidas alcoólicas, especialmente cerveja. Acredita-se que elas se sentem atraídas pelo lúpulo e pelos açúcares presentes nesse tipo de bebida.

5. As baratas não conseguem sobreviver a uma guerra nuclear. Entretanto, elas podem suportar níveis muito maiores de radiação do que nós, seres humanos.

6. As baratas são incrivelmente antigas. Acredita-se que elas tenham se originado há mais de 140 milhões de anos no início do período Cretáceo.

7. A barata é um dos seres campeões de velocidade do reino animal. Essa criatura pode percorrer um metro por segundo. Se considerarmos o seu tamanho, esse valor equivaleria a um ser humano correr a 150 quilômetros por hora!

8. As baratas-alemãs recém-nascidas tornam-se adultas em apenas 36 dias. Na verdade, a barata-alemã é a mais comum das baratas no mundo e tem sido implicada em surtos de doenças e reações alérgicas em muitas pessoas.

9. Estudos mostram que a saliva, as fezes e partes do corpo das baratas podem desencadear asma quando são expelidas no ar.

10. A maior barata do mundo é a Megaloblatta longipennis, que pode crescer até 9,7 centímetros de comprimento e ter uma envergadura de até 20 centímetros.

11. Quando as populações de baratas atingem um grande número e a comida é escassa, alguns desses insetos rastejantes podem se transformar em canibais para ajudar a reduzir o tamanho da população.

12. Tecnicamente, as baratas não voam, apenas planam. Na prática, suas asas permitem somente que elas possam planar por curtas distâncias. De fato, é muito mais rápido para uma barata correr por aí do que tentar voar.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os canhotos são mais inteligentes?

Próximo Artigo

12 Curiosidades incríveis sobre o cérebro humano

Postagens Relacionadas