12 Curiosidades incríveis sobre a Tupperware

Desde que surgiu no mercado, a Tupperware tem produzido uma ampla variedade de produtos domésticos comuns e altamente apreciados. Você certamente usa ou já usou alguns dos recipientes clássicos dessa marca para guardar sobras e organizar sua geladeira, mas o que você realmente sabe sobre a Tupperware?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir que os produtos Tupperware são muito mais do que simples tigelas e tampas de plástico. Na prática, eles são verdadeiros ícones da cultura pop.

1. O nome da Tupperware é é derivado do sobrenome do seu criador, o empresário Earl Tupper. Quando a empresa de paisagismo de Tupper faliu durante a Grande Depressão, ele encontrou trabalho em uma fábrica de plásticos, o que eventualmente o levou a se aventurar por conta própria e moldar seus recipientes de plástico. A marca Tupperware foi lançada oficialmente em 1938.

2. A tampa característica dos utensílios plásticos da marca Tupperware foi inspirada em uma lata de tinta. Essa foi uma boa sacada, visto que um dos principais fatores que fazem os produtos da marca serem tão úteis é justamente a tampa, que funciona parcialmente como um selo à vácuo que mantém os alimentos frescos.

3. Pode até parecer bizarro, mas a verdade é que a marca começou a promover o marketing dos seus potes dizendo que eles faziam um “som de arroto” quando os recipientes estavam devidamente fechados. A partir disso, surgiram muitas piadas que faziam referência ao produto que “arrotava frescor”.

4. Os produtos Tupperware podem ser famosíssimos nos dias de hoje, mas o que pouca gente sabe é que as primeiras vendas foram muito ruins. Nos primeiros anos de comercialização dos recipientes, os consumidores ainda não entendiam perfeitamente as nuances do design tão característico da marca.

5. Como as vendas em lojas eram muito ruins no início de suas operações, a companhia decidiu adotar certas estratégias. Uma dessas abordagens envolvia fazer eventos e festas para mostrar às pessoas como os produtos funcionavam. No início da década de 1950, esse conceito tinha dado tão certo que alguns itens chegaram a ser removidos das lojas para serem vendidos exclusivamente nessas festas.

6. As festas da Tupperware foram muito populares nos anos 1950 e 1960 e, por incrível que pareça, esses eventos ainda ocorrem mundialmente. Para se ter uma ideia, apenas na França, cerca de 500 mil dessas “comemorações” são realizadas a cada ano.

7. Vender Tupperware servia como uma fonte de renda extra para muitas mães e donas de casa nos anos 1950 e 1960. Isso tinha a ver com o fato de que comercializar esses recipientes de plástico exigia pouco treinamento especializado, sem falar que os horários de trabalho poderiam ser ajustados de acordo com a preferência de cada mulher.

8. Em 1993, a Tupperware procurou tornar o armazenamento de alimentos mais acessível para pessoas com deficiência visual. A empresa lançou sua linha CrystalWave no início de 1990, que incluía inscrições em braile no fundo dos contêineres para indicar o volume de cada recipiente.

9. O Guinness Book of World Records, o famoso livro de recordes, nomeou a Tupperware como uma das maiores invenções do século 20. Essa lista conta com objetos como walkmans e cubos mágicos, mas surpreendentemente deixou os computadores de fora.

10. No auge da popularidade da Tupperware, a empresa começou a desenvolver produtos além dos tradicionais recipientes plásticos, como organizadores de gavetas e mata-moscas. A empresa até chegou a criar seu próprio brinquedo na década de 1960, o Shape-O. O objetivo do brinquedo é estimular as crianças a colocarem formas geométricas em uma grande bola vermelha e azul.

11. Colecionar potes de plástico não é uma prática exclusiva das donas de casa. Até a instituição educacional Smithsonian tem seu próprio estoque que conta com mais de 100 peças Tupperware, datadas entre 1946 e 1999.

12. Em 2014, a Tupperware Brands Corp. faturou US$ 2,61 bilhões de dólares, o maior faturamento de uma empresa do setor.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que vermelho e verde são as cores do Natal?

Próximo Artigo

Por que os urubus não ficam doentes quando comem carne podre?

Postagens Relacionadas