12 Curiosidades incríveis sobre a Porsche

Poucas empresas na indústria automobilística conseguem ser tão reconhecidas quanto a Porsche. Fundada por Ferdinand Porsche em 1931, a gigante de Stuttgart produziu ao longo do último século alguns dos melhores carros alemães de todos os tempos, incluindo o icônico 911, o 918 Spyder e o Taycan.

Ainda assim, a longa e bela história da Porsche está repleta de detalhes que muitas pessoas desconhecem. Pensando nisso, nós do Zona Curiosa decidimos explorar alguns fatos interessantes sobre essa amada marca alemã e seus carros incríveis.

1. Muitas pessoas acreditam que o fantástico Taycan é o primeiro carro totalmente elétrico da Porsche. O que eles não sabem é que Ferdinand Porsche construiu em 1900 o que os historiadores automotivos consideram o primeiro automóvel híbrido, o Lohner-Porsche, que nunca chegou a ser produzido em massa.

2. O Porsche 911 é um dos melhores carros esportivos já construídos e o carro de maior sucesso da Porsche. Desde 1963, a Porsche produziu mais de 1 milhão de 911s em sete gerações. Curiosamente, o carro era inicialmente chamado de 901, mas a Peugeot se opôs ao nome, alegando que tinha direitos exclusivos sobre nomes de carros formados por três números com um zero no meio. Para evitar confrontos judiciais desnecessários, a Porsche simplesmente trocou o número 0 pelo 1.

3. De acordo com a Forbes, a Porsche é a 57ª marca mais valiosa do mundo, sendo avaliada atualmente em US $ 12,1 bilhões. A Porsche tem uma longa lista de carros com as melhores classificações à venda atualmente em várias categorias, o que explica como ela consegue ganhar tanto dinheiro.

4. Pouca gente sabe, mas foi o fundador da Porsche foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Fusca da Volkswagen. Em 1934, Adolf Hitler ordenou a Ferdinand Porsche, que era o presidente da Volkswagen na época, que construísse um carro que quase todos os cidadãos da Alemanha pudessem pagar. Hitler acreditava que todos alemães deveriam poder comprar um carro básico capaz de transportar um casal e até três filhos a uma velocidade de 100 km/h.

5. A Porsche sempre deixou explícito que é capaz de produzir alguns carros extremamente rápidos que podem aniquilar qualquer competição nas estradas de chão e no asfalto. De fato, o sucesso da Porsche no desenvolvimento de carros de corrida tem sido incomparável ao longo dos anos, já que a marca venceu mais de 24.000 corridas ao longo de sua história.

6. A Porsche tem uma loja de customização exclusiva em Stuttgart que customiza qualquer veículo da marca para seus clientes. A empresa sempre procura fazer praticamente tudo o que o cliente desejar, desde que tenha dinheiro para isso, mas há algumas exceções: as personalizações devem ser legais e seguras.

7. Olhando para os logotipos Porsche e Ferrari, pode-se notar claramente uma semelhança: os cavalos empinados em ambos os logotipos parecem iguais. O que você talvez não saiba é que há uma boa razão para isso que está ligada ao brasão de armas da cidade alemã de Stuttgart. Como sua montadora foi fundada nessa cidade, Ferdinand Porsche achou que seria interessante homenagear sua cidade natal ao incluir o cavalo do brasão de armas local em seu logotipo. Quanto a Enzo Ferrari, o empresário italiano teve a ideia de usar o cavalo da Condessa Paolina Baracca, cujo filho era um piloto da 1ª Guerra Mundial que pilotava um avião com o cavalo de Stuttgart pintado na lateral.

8. Em 2017, um Porsche Cayenne de modelo padrão estabeleceu um novo recorde mundial ao usar seus 385 cavalos de potência para rebocar um Airbus A380 da Air France por uma distância de 42 metros. Este é um feito impressionante, considerando que o Airbus A380 é o maior avião de passageiros do mundo!

9. A única coisa que costuma vir à cabeça da maioria das pessoas quando alguém menciona a palavra “Porsche” são carros, mas a verdade é que a empresa já fabricou outros produtos além de veículos esportivos, incluindo tratores agrícolas, empilhadeiras e até motores de aeronaves.

10. Uma das principais características dos carros da Porsche é sua incrível qualidade de construção. Os Porsches podem sobreviver por décadas em perfeitas condições, o que explica por que os veículos clássicos da marca alcançam preços tão altos nos leilões. De todos os Porsches já vendidos em um leilão, um Porsche 956 de 1982 conseguiu ser o mais caro, sendo arrematado por US$ 10.120.000 em 2015.

11. A Porsche também tem o maior lucro por unidade vendida entre todas as fabricantes de automóveis no mundo. Em média, a marca ganha US $ 23.200 com cada carro vendido, o que é uma margem de lucro maior do que a alcançada por Lamborghini, Bentley, Aston Martin e outras marcas de carros de luxo.

12. Os carros da Porsche venceram as 24 Horas de Le Mans 19 vezes, o que é mais do que qualquer outra montadora. A marca também teve sucesso em muitos outros ramos do automobilismo, incluindo o Campeonato Mundial de Rally, a Fórmula 1, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e muito mais.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/entenda-como-a-tecnologia-8k-vai-tornar-o-4k-obsoleto/

Entenda como a tecnologia 8K vai tornar o 4K obsoleto

Próximo Artigo

Os gatos têm boa memória?

Postagens Relacionadas