12 Curiosidades incríveis sobre a Lamborghini

A Lamborghini possui uma reputação muito sólida. Seus carros esportivos são capazes de impressionar qualquer fã do mundo automotivo, produzindo não apenas velocidades de ponta, mas também inspirando conforto e segurança.

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que, embora seja uma das fabricantes de carros esportivos mais famosas do mundo, há muitas coisas que os fãs ainda não sabem sobre a marca do touro dourado.

1. Ferruccio Lamborghini começou no ramo de tratores, até o dia em que comprou uma Ferrari, que seria o trampolim para criar sua própria marca de carros. Eventualmente, ele desenvolveu o Lamborghini 350GTV, precursor do modelo 350GT, o primeiro modelo de produção da marca.

2. Há muito mais no Lamborghini Huracán do que aparenta, especialmente quando você considera que a polícia italiana já viajou a uma média de 230 km/h em um veículo desse tipo para transportar um rim de um doador de Roma para Pádua, um trajeto de aproximadamente 500 km.

3. O logotipo da Lamborghini nem sempre foi o touro dourado. Tudo começou com um triângulo com três setores dentro, cada um com uma letra, que eram as iniciais de “Ferruccio Lamborghini Cento”. Cento é o nome da comuna italiana onde Ferruccio iniciou sua fábrica de tratores em 1948.

4. O touro dourado foi introduzido como logomarca da empresa em 1963. Por que utilizar um touro dourado? Bem, existem duas razões que podem explicar isso: a primeira delas diz que tem a ver com o fato de que Ferruccio nasceu em 28 de abril de 1916 sob o signo zodíaco de Touro; a segunda hipótese sugere que Ferruccio era apaixonado pela tourada espanhola, de modo que optar por incluir um touro parecia uma escolha óbvia.

5. Embora a Lamborghini desfrute de bons resultados financeiros nos dias de hoje, a marca chegou a decretar falência em 1978. Isso fez com que os irmãos Jean-Claude e Patrick Mimran assumissem a empresa por meio de concordata. A montadora também chegou a virar propriedade da Chrysler e Mycom Setdco antes de ser adquirida pelo Grupo Volkswagen em 1998, que a colocou sob a divisão da Audi.

6. Em 2019, um Lamborghini Veneno Roadster foi vendido em leilão por impressionantes US$ 8,3 milhões. Com seu design de fibra de carbono e recursos aerodinâmicos de ponta, o Veneno Roadster pode atingir velocidades máximas de até 368 km/h.

7. A Lamborghini também produz iates. O Tecnomar Lamborghini 63 é um projeto conjunto entre a Automobili Lamborghini e uma empresa de construção de iates chamada The Italian Sea Group. O design do iate de edição limitada é inspirado no hipercarro Sian FKP 37 e seu nome deriva de 1963, o ano em que a Lamborghini foi fundada.

8. Ao contrário de seu rival na fabricação de automóveis, Enzo Ferrari, Ferruccio Lamborghini nunca se interessou por automobilismo, pois acreditava que o esporte era muito caro e financeiramente extenuante.

9. Curiosamente, depois que a empresa foi vendida, a Lamborghini até desempenhou uma certa participação na esfera das corridas, fornecendo motores para equipes de Fórmula 1 como Lotus, Minardi e Modena. Além disso, o Murcielago R-GT teve uma versão desenvolvida com foco nas corridas em 2004, mas o projeto não decolou como era esperado.

10. A primeira tentativa da Lamborghini de construir automóveis off-road foi um veículo chamado Cheetah. O contrato para a produção do Cheetah se originou com os militares dos Estados Unidos, que precisavam desesperadamente de um novo modelo de veículo off-road. No entanto, o projeto Cheetah falhou devido às suas características de estabilidade cronicamente ruins.

11. O Lamborghini Aventador foi inspirado em um inseto; sim,um inseto fedorento! O designer chefe da Lamborghini, Filippo Perini, admite que tirou a ideia “daqueles besouros verdes brilhantes que fedem terrivelmente quando você pisa neles.” Ainda bem que nada cheira mal neste Lambo!

12. O LP700-4, primeiro Aventador produzido em série, conta com um motor V12 de 6,5 litros que produz 740 cavalos a 8.400 rpm. O LP700-4 pode atingir velocidades de até 350 km/h, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos!

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Como os filmes são armazenados em DVDs?

Próximo Artigo

Os cães têm pesadelos?

Postagens Relacionadas