12 Curiosidades incríveis sobre a Internet

Seja para a escola, trabalho, bate-papo com amigos, namoro, navegação GPS ou ver vídeos no YouTube, você certamente usa a Internet literalmente todos os dias. No entanto, o fato é que muitas informações relacionadas a nossa grande rede global de computadores ainda permanecem sendo um mistério.

Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos surpreendentes sobre aquela que pode ser considerada a maior inovação tecnológica da história: a Internet.

1. Embora a Internet tenha sido oficialmente inventada em janeiro de 1983, ela estava em uso desde a década de 1960 como uma rede criada para permitir que pesquisadores do governo americano compartilhassem informações.

2. A invenção da Internet também teve como objetivo permitir que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos se comunicasse sem a ocorrência de interrupções no caso do país sofrer um ataque nuclear durante a Guerra Fria. A invenção da Internet tornou-se particularmente urgente para a estratégia política e militar americana depois que a União Soviética lançou o satélite Sputnik.

3. O primeiro website do mundo foi lançado por Tim Berners-Lee em 6 de agosto de 1991. O conteúdo simplesmente descrevia a forma de funcionamento dessa nova forma de conexão. O domínio está ativo até hoje em sua forma original e pode ser acessado em http://info.cern.ch.

4. Por mais bizarro que possa parecer, o café motivou a criação da primeira webcam do mundo. Para evitar levantar da cadeira e checar se o café já estava pronto, os estudantes da universidade do Reino Unido criaram um sistema de vídeo para monitorar à distância a cafeteira local. O fato ocorreu em 1991.

5. A maior parte da utilização da Internet não é feita por humanos, mas por malwares e bots da Internet. De fato, eles respondem por dois terços da atividade da Internet.

6. Embora você possa pensar na Internet como dados que flutuam por aí sem qualquer esforço, trata-se de algo muito mais complicado do que isso. Os provedores de Internet primeiro tiveram que instalar centenas de milhares de cabos em todo o mundo ao longo de décadas de trabalho. Esses cabos atravessam continentes através dos mares profundos.

7. Google.com é o website mais popular do mundo. Para se ter uma ideia, ele recebe pelo menos 92,5 bilhões de visualizações todos os meses. YouTube (34,6 bilhões de visualizações) e Facebook (25,5 bilhões de visualizações) vêm logo atrás.

8. O primeiro nome de domínio registrado foi Symbolics.com. Ele foi registrado em 15 de março de 1985 para a Symbolics Inc., uma empresa de sistemas de computação com sede em Cambridge, Massachusetts.

9. Embora quase metade dos usuários da Internet seja da Ásia, a Índia é o país que tem a maior população offline. De acordo com dados de 2020, esse país do sul da Ásia tem mais de 685 milhões de pessoas sem conexão com a Internet.

10. Os cibercriminosos costumam usar senhas fracas para violar redes e dispositivos. É por esse motivo que as empresas de tecnologia recomendam aos usuários criar senhas fortes e atualizá-las regularmente para aumentar a segurança da rede.

11. A Estônia foi o primeiro país a realizar eleições gerais pela rede. Oscartões de identificação dos cidadãos contêm chips com pares de chaves público-privadas. Com esses chips, os portadores dos cartões de identificação podem assinar documentos digitais eletronicamente e votar pela Internet.

12. Desde que a eletricidade foi descoberta, grandes pensadores como Nikola Tesla, Paul Otlet e Vannevar Bush já deduziam que poderíamos aproveitar o poder dos elétrons para nos comunicarmos com outras pessoas sem fio. Infelizmente, eles não tinham a tecnologia necessária para realizar o feito, mas foram suas teorias que levaram à criação da Internet como a conhecemos hoje.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que os gatos domésticos não rugem como outros felinos?

Próximo Artigo

Por que os homens correm mais rápido que as mulheres?

Postagens Relacionadas