12 Curiosidades incríveis sobre a Ferrari

O nome Ferrari não apenas evoca uma imagem de luxo, velocidade e estilo, mas também desperta grandes emoções. A Ferrari tem uma trajetória notável, que não só inspira histórias de resiliência em meio às adversidades, mas também uma crônica de surpresas que até a cultura popular aprendeu a admirar.

Confira a seguir uma compilação de 12 fatos curiosos sobre a montadora italiana do cavalo empinado:

1. Em 1938, Enzo Ferrari, um piloto de carros de corrida, deixou a Alfa Romeo. Apesar de sua saída, Enzo estava sob as restrições de um contrato, o que significava que ele não poderia usar o nome Ferrari por quatro anos e nem poderia sequer competir. Em 1939, Enzo fundou a montadora Auto Avio Costruzioni e no ano seguinte estreou o Auto Avio Costruzioni 815, o primeiro carro totalmente projetado e construído por ele.

2. Aproximadamente 60% das Ferrari produzidas são vermelhas, e isso não ocorre por acaso. O uso dessa cor teve início nos anos 1920, quando a entidade que controlava as competições automobilísticas da época obrigava a adoção de uma cor específica para cada país. Na prática, isso obrigava todas as marcas italianas (como Ferrari, Alfa Romeo e Maseratti) a usarem tons de vermelho nos seus carros. Obviamente, essa obrigatoriedade acabou, mas a Ferrari manteve a tradição e nunca abandonou a sua cor principal.

3. Henry Ford amava carros e planejava dominar o mercado automotivo. Com o aumento da popularidade da Ferrari na Europa, Ford pensou que ser dono da montadora italiana consolidaria seu domínio na indústria automobilística, o que o fez oferecer uma proposta de compra da marca. Enzo e Henry até chegaram a um acordo informal, mas o italiano desistiu antes de assinar os papéis de venda.

4. As origens do “Cavallino Rampante”, o cavalo empinado do logo da Ferrari vêm do mundo da aviação, onde Francesco Baracca, um piloto da 1ª Guerra Mundial, usava esse desenho como seu emblema pessoal. Francesco morreu em 1918 quando seu avião foi abatido. Tempos depois, quando Enzo conheceu a mãe de Francesco, a condessa Paolina, ela pediu para que ele colocasse o cavalo empinado de seu filho nos carros da empresa, prometendo-lhe que isso “traria sorte”. Bem, o resto é história!

5. Considerando que a Ferrari deseja manter sua posição de respeito como fabricante de alguns dos carros esportivos mais incríveis do planeta, a montadora precisa testar seus veículos antes de apresentá-los ao mercado. O mais interessante nesse sentido é que a Ferrari não testa seus carros em pistas de terceiros, já que a montadora italiana possui sua própria pista de corrida chamada Circuito de Fiorano. Essa pista conta com pouco menos de 3 km de extensão e possui curvas especialmente projetadas para testar aspectos dos freios, chassis e outros recursos dos carros.

6. Outras montadoras de automóveis já usaram um motor Ferrari. Alguns dos carros que utilizaram os motores da gigante de Maranello incluem o ASA 1000 GT, Maserati Coupe, Fiat Dino Spider e, mais recentemente, o Alfa Rome Giulia.

7. Uma Ferrari 250 GTO de 1963 quebrou recordes em um leilão quando foi vendida por US$ 70 milhões. A principal explicação por trás dessa cifra tem a ver com o fato de que, quando esse carro foi lançado, cada comprador tinha que ser pessoalmente aprovado por Enzo Ferrari. De fato, a sua produção foi altamente limitada, contando com apenas 36 veículos fabricados!

8. Não são apenas os carros que produzem uma grande receita financeira para a Ferrari, já que a marca possui várias butiques em todo o mundo que geram mais de US $ 1,5 bilhão em vendas. Essas lojas comercializam colônias, roupas, relógios, óculos de sol, sapatos, capas para celulares e maquetes dos carros da montadora italiana.

9. A Ferrari possui um programa de customização em sua fábrica de Maranello onde o consumidor pode escolher cores, acabamentos internos, acessórios e outros detalhes exclusivos dos seus veículos. Eric Clapton, por exemplo, é um dos consumidores que customizou sua Ferrari no valor de US$ 4,7 milhões.

10. A Ferrari foi a primeira equipe da Fórmula 1 a alcançar a marca de 100 vitórias em Grandes Prêmios. Alain Prost foi o responsável pela obtenção desse marco ao vencer o GP da França de 1990.

11. Se você achou que somente o fato de ter uma pista de corrida já é algo incrível, certamente ficará surpreso ao saber que a Ferrari também possui um parque temático. Localizado em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, o parque temático também abriga a montanha-russa mais rápida do mundo.

12. A Ferrari F40 é amplamente vista como um veículo icônico, considerando que esse foi o último veículo que o fundador da marca desenvolveu. Alémdisso, esse carro ganhou notoriedade por ser o automóvel mais aerodinâmico de sua época.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que as joaninhas têm pintinhas?

Próximo Artigo

É possível ter câncer no coração?

Postagens Relacionadas