12 Curiosidades incríveis sobre a BMW

A BMW é uma marca muito bem estabelecida na indústria automobilística. De fato, essa montadora alemã se tornou uma grande desenvolvedora de veículos de alto desempenho, sofisticados na aparência e confortáveis na direção fabricando desde veículos voltados ao segmento superior do mercado a modelos mais acessíveis.

Embora a maioria das pessoas conheça a BMW devido a sua longa história e ao elevado número de automóveis que produziu, nem todo mundo conhece certos detalhes específicos sobre esta empresa. Com isso em mente, apresentamos aqui 12 fatos interessantes que você talvez não conheça sobre essa montadora icônica.

1. A logomarca da BMW é distinta e facilmente reconhecível, formada por um círculo preto que conta com seções alternadas em azul e branco. Essa combinação representa as cores da Baviera, onde fica a sede da BMW. Já o círculo foi herdado da logomarca da empresa Rapp Motor, que esteve intimamente envolvida na fundação da BMW.

2. Em 1916, Franz Joseph Popp, Karl Rapp e Camillo Castiglioni fundaram a empresa com sede em Munique, Alemanha. Eles chamaram a empresa de Bayerische Motoren Werke (“Fábrica de Motores da Baviera”, traduzido do alemão), que mais tarde passou a ser conhecida somente pela abreviação “BMW”.

3. Embora a BMW seja agora mais conhecida pela produção de carros, esse não era o objetivo original da empresa; na verdade, seu foco inicial era a fabricação de motores para aviões! Quando a empresa foi fundada, durante a Primeira Guerra Mundial, havia uma grande demanda por motores para aviões de guerra.

4. O primeiro carro produzido pela marca foi o Dixi, embora o veículo não tenha sido necessariamente projetado pela BMW. Na verdade, o Dixi era praticamente um carro da britânica Austin Motor Company, sendo que o mesmo veículo tinha sido produzido e comercializado no Japão como um Datsun e nos Estados Unidos como um Bantum.

5. Curiosamente, o Tratado de Versalhes (que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial) foi o grande responsável pela fabricação de carros por parte da BMW. Os termos do tratado proibiam as empresas alemãs de produzirem motores para aviões e, por esse motivo, a BMW foi forçada a diversificar sua empresa para permanecer no mercado. Inicialmente, a empresa mudou seu foco para a produção de motocicletas, antes de iniciar a produção de carros em 1929.

6. Durante um período particularmente difícil na história da BMW na década de 1950, a empresa quase foi comprada pela Mercedes, mas os acionistas da BMW lutaram contra a aquisição e montaram uma estratégia de contra-ataque, comprando ações para evitar a assinatura do contrato de venda da empresa. Há uma rivalidade de longa data entre essas montadores, de modo que esse episódio ainda é considerado por muitos um dos momentos mais notáveis da batalha entre elas.

7. A sede da BMW em Munique tem um design bastante incomum. Na prática, o prédio representa a forma e o design dos famosos motores de quatro cilindros da BMW. Isso lhe conferiu um design diferenciado e que certamente faz com que a sede da empresa se destaque em meio à paisagem circundante.

8. Os automóveis continuam a ser o foco principal da BMW, embora a empresa também tenha uma divisão de motocicletas de sucesso. O que pouca gente sabe, no entanto, é que a marca não abandonou totalmente as suas raízes na indústria aeroespacial. Mesmo que não tenha produzido um motor de avião desde 1945, a BMW continua a projetar interiores de aviões, incluindo aqueles que voam pela Singapore Airlines.

9. A BMW continua a fabricar peças para seus veículos da era da Segunda Guerra Mundial. Desse modo, em vez de os proprietários terem de procurar uma peça em segunda mão em condições questionáveis, eles podem optar por solicitar peças totalmente novas para vários modelos.

10. Um dos detalhes mais distintos de um BMW é a sua grade dianteira, sendo que algumas pessoas até consideram esta uma característica mais reconhecível do que a própria logomarca da montadora. Essa peça é chamada de “grade duplo rim” e tem uma história mais longa com essa marca de automóveis do que você pode imaginar, pois foi apresentada pela primeira vez em 1933!

11. Nos anos mais recentes, tem sido um tanto difícil descobrir qual fabricante faz qual carro, pois é comum uma empresa adquirir outra e depois continuar a produzir modelos ainda sob o nome da empresa anterior. A BMW é o exemplo perfeito disso, pois adquiriu duas marcas britânicas muito famosas: Rolls-Royce e Mini Cooper.

12. O ano de 1983 viu a BMW a fabricar o sedã 524td, seu primeiro carro movido a diesel. Com um motor turbo de 2,4 litros produzindo 114 cavalos de potência, o veículo conseguia atingir a velocidade máxima de 180 km/h.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Os cães têm pesadelos?

Próximo Artigo

Os cães têm noção de tempo?

Postagens Relacionadas