12 Curiosidades incríveis sobre a Adidas

Existem inúmeras marcas de calçados no mundo, mas poucas conseguem agregar tanto prestígio em esportes, moda, estilo de vida e cultura popular quanto a Adidas. Com um legado que se estende por mais de sete décadas, a “marca das três listras” continua sendo um dos nomes mais conhecidos do mercado.

Embora tenha chegado perigosamente perto de pedir concordata no início dos anos 1990, a Adidas saiu vitoriosa e desde então tem batalhado pelo topo dos setores esportivos e calçadista com vários modelos icônicos que mudaram para sempre a forma como o mundo vê diversos produtos. Aqui estão 12 fatos curiosos sobre essa marca icônica:

1. A Adidas nasceu de uma rivalidade entre irmãos. Depois de trabalharem juntos por anos em uma empresa familiar chamada Gebrüder Dassler, Adi Dassler e seu irmão mais velho Rudolf começaram a bater cabeças. Então, eles decidiram dividir a empresa e seus ativos e, no final dos anos 1940, formaram duas empresas distintas: Adidas e Puma.

2. Originalmente, Adolf “Adi” Dassler, queria que sua marca se chamasse “Addas”, mas de acordo com o livro “Sneaker Wars”, de Barbara Smit, seu registro foi recusado porque já havia uma empresa alemã de calçados infantis com esse nome, o que levou Adolf a adicionar a vogal “i” entre as duas letras “d”.

3. Embora o portfólio atual da Adidas inclua modelos de tênis para quase todos os esportes, o primeiro par de tênis da empresa foi feito especialmente para competições de atletismo.

4. O público em geral tende a reconhecer as três listras como a marca registrada da Adidas, mas isso mudou judicialmente em 2019, quando o Tribunal Geral da União Europeia, segunda mais alta instância judicial do bloco, decidiu que as listras são apenas uma marca figurativa comum e, portanto, não podem ser consideradas uma marca registrada.

5. Pouca gente sabe, mas a Adidas foi a responsável pela invenção dos chinelos de banho. De acordo com o blog da empresa, na década de 1960, a seleção alemã pediu que a empresa desenvolvesse algum tipo de chinelo para seus jogadores usarem no chuveiro e nos vestiários. Depois de algumas mudanças no design, o que o mundo conhece como Adilette foi lançado em 1972 e ainda permanece sendo uma escolha bastante popular entre atletas.

6. Contar passos parece ser uma tarefa exclusiva de smartphones e relógios inteligentes, mas em 1984 a Adidas já havia criado um tênis que tinha um pedômetro acoplado. Denominado Micropacer, o modelo deixou as prateleiras em 1987, mas a adidas o trouxe de volta ao mercado para a celebração de seu 30º aniversário em 2014.

7. Quando a Adidas expandiu suas operações para o setor de vestuário, ela adotou o trifólio como seu logotipo. O trifólio é uma planta semelhante a um trevo com folhas trilobadas que se encaixam no tradicional conjunto de listras da marca.

8. Adi Dassler, o criador da marca, originalmente não tinha a intenção de produzir e vender tênis. Na verdade, ele chegou a concluir um estágio como padeiro antes de começar a vender tênis de corrida.

9. Nas Olimpíadas de 1962, realizadas em Roma, três quartos dos atletas usavam algum modelo de tênis Adidas.

10. David Beckham se aposentou dos campos de futebol em 2013, mas ainda faz parte da família Adidas – e assim continuará para sempre! Em 2003, ele assinou um contrato vitalício no valor de US$ 160,8 milhões com a marca, algo inédito na época. Beckham recebeu metade do dinheiro adiantado e, agora que está aposentado, representa a adidas como embaixador da marca.

11. De acordo com o The Wall Street Journal, Michael Jordan queria assinar com a Adidas quando foi draftado em 1984, mas os executivos da empresa alemã queriam jogadores mais altos para representar a marca nas quadras. A Nike ofereceu a Jordan um contrato de US$ 500.000 por ano e acabou firmando a parceria com o jogador.

12. Perder Michael Jordan foi (e ainda é) um dos maiores erros na história da Adidas, mas a empresa também teve sua cota de jogadas inteligentes. Kareem Abdul-Jabbar, por exemplo, foi o primeiro jogador de basquete contratado da marca e rendeu muita exposição à marca, enquanto o tenista Stan Smith fez as vendas dispararem ao assinar um contrato e receber um tênis com o seu nome.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Por que algumas geladeiras não possuem luz no congelador?

Próximo Artigo

Por que os cachorros nascem com os olhos fechados?

Postagens Relacionadas