12 curiosidades fascinantes sobre os biscoitos Oreo

Você já deve conhecer muito bem a marca Oreo, famosa pela sua grande linha de biscoitos recheados. No entanto, você provavelmente nunca pensou muito sobre a marca, afinal de contas, é apenas uma linha de biscoitos, não é mesmo? Ainda assim, a verdade é que ela tem muito mais história para contar do que parece!

Os biscoitos Oreo foram lançados no início de 1912 e, desde então, tornaram-se populares em várias partes do mundo. Pensando nisso, resolvemos listar aqui algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre essa marca. Caso queira, você pode até pegar um pacote de Oreo e um copo de leite para acompanhar a leitura e deixar a experiência muito mais deliciosa!

1. Dada a sua popularidade, seria fácil presumir que a marca Oreo foi a primeira a apresentar esse tipo de biscoito recheado, mas esse não é realmente o caso. O primeiro biscoito “estilo sanduíche” de chocolate com recheio de creme foi o Hydrox, criado pela empresa Sunshine Biscuit Company em 1908. Ainda assim, a marca Oreo nunca citou diretamente a Hydrox como sua fonte de inspiração.

2. Você pode encontrar Oreos em mais de 100 países. Os maiores mercados são os EUA, China, Reino Unido, Indonésia, Canadá, México, Espanha, Argentina, Índia e Alemanha. De fato, os EUA e a China foram responsáveis por 70% das vendas de todos os biscoitos da marca em 2019.

3. Embora não haja uma explicação oficial de como a marca Oreo recebeu esse nome, existem algumas teorias interessantes. Alguns dizem que veio do termo “or”, que significa “ouro” em francês, devido à antiga embalagem dourada dos biscoitos. Outros dizem que as duas letras “o” na palavra representam as duas partes de biscoito com o creme ensanduichado no meio. Bem, seja qual for a história, o fato é que o nome é reconhecido em todo o mundo.

4. Pouca gente sabe, mas pesquisadores já chegaram a calcular a proporção entre biscoito e recheio do Oreo. Os biscoitos de tamanho padrão contêm cerca de 21% de creme e 79% de biscoito. Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores rasparam diligentemente o recheio de vários biscoitos para pesar cada componente.

5. Aparentemente, esses biscoitos podem ser tão viciantes quanto drogas pesadas. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Connecticut College em 2013, os biscoitos Oreo podem ativar o mesmo “centro de prazer” no cérebro de ratos que costuma ser ativado por cocaína e morfina. Curiosamente, os pesquisadores também descobriram que os ratos gostavam de comer o recheio de creme primeiro.

6. Apesar do sabor tão deliciosamente cremoso e achocolatado, a receita dos biscoitos Oreo não contém uma gota de leite, o que pode levar muita gente a argumentar que eles são alimentos veganos. No entanto, a empresa alerta que a contaminação cruzada com laticínios nas fábricas é possível e, portanto, os biscoitos não são 100% adequados para quem segue uma dieta à base de vegetais.

7. Como os biscoitos são feitos? Em resumo, farinha, açúcar, cacau, água e alguns outros ingredientes são misturados em um grande recipiente e são posteriormente moldados, assados e recheados. De acordo com a Mondelēz International, os biscoitos levam duas horas para serem produzidos. Bem, podemos garantir que eles certamente serão consumidos mais rapidamente, correto?

8. Na exposição Museum of Failure, em Los Angeles, você poderá encontrar toda uma sessão de sabores de Oreo que fracassaram no mercado e acabaram sendo descontinuados. Entre eles há os sabores peixe sueco, manteiga e geleia de amendoim, doce de milho e torta de limão. Esse museu também conta com outros alimentos e bebidas que fracassaram, incluindo sabores obscuros de Coca-Cola.

9. Mais de 40 bilhões de biscoitos Oreo são produzidos por ano. Sim, você leu certo! De fato, é tanto biscoito que, se fossem empilhados uns sobre os outros, esses 40 bilhões de biscoitos seriam capazes de circundar a terra cinco vezes!

10. É possível obter Oreos com sabores picantes. Em agosto de 2018, a China lançou Oreos com os sabores asa de frango apimentada e wasabi.

11. Quando os biscoitos foram lançados em 1912, havia somente dois sabores: o original e o merengue de limão. Entretanto, os biscoitos de chocolate dominaram o mercado de tal forma que os de merengue de limão acabaram sendo descartados no início dos anos 1920.

12. Como todas as comidas populares, Oreos tem seu próprio dia nacional nos Estados Unidos, celebrado em 6 de março. Entre os aficionados pela marca, o dia é dedicado à degustação contínua dos biscoitos ao longo do dia.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

É verdade que os cães podem sentir que uma mulher está grávida?

Próximo Artigo

Por que é difícil criar um sorriso convincente em fotos?

Postagens Relacionadas