12 Curiosidades fascinantes sobre a Aston Martin

A Aston Martin é uma das montadoras mais icônicas da Grã-Bretanha, conhecida pelos carros com belos designs que muitos entusiastas de automóveis consideram verdadeiras obras de arte. Além disso, essa marca tem um histórico de produção de carros esportivos que demonstram potência, status e riqueza.

Embora a Aston Martin seja conhecida em praticamente todo o mundo como a resposta da Grã-Bretanha contra montadoras como a Porsche e a Ferrari, ainda existem alguns fatos curiosos que as pessoas podem não saber sobre essa gigante do mundo motorizado. Então, vamos dar uma olhada em alguns desses fatos agora.

1. A logomarca da Aston Martin é um par de asas, o que poderia facilmente ser confundido com algum tipo de pássaro. No entanto, o que poucos sabem é que essas são asas de escaravelho! O piloto de corridas Sammy Davis, que foi o responsável pelo desenho da logo, era um egiptólogo entusiasmado. Durante a década de 1930, a egiptologia era um assunto popular e como os antigos egípcios reverenciavam o escaravelho como uma extensão do deus do sol, Rá, Davis decidiu incluir um par de asas de escaravelho no desenho.

Foto: Pixabay

2. O primeiro carro da Aston Martin foi construído em 1915 e era conhecido como Coal Scuttle, em homenagem a um item doméstico comumente usado na Europa do início do século XX. Na prática, o tal Coal Scuttle era uma espécie de contêiner de metal usado para carregar pequenas quantidades de carvão para alimentar fornos e aquecedores.

3. Os fundadores originais da empresa foram Lionel Martin e Robert Bamford e, embora a empresa fosse inicialmente conhecida como Martin & Bamford, a marca veio a adotar o nome Aston Martin por conta do fato de que Martin testava os carros em uma estrada chamada Aston Hill.

4. É um fato bem conhecido que o agente fictício James Bond costuma dirigir um carro da Aston, uma característica que estreou na franquia Bond em “007 contra Goldfinger” com um Aston Martin DB5 recheado de dispositivos de espionagem. Desde então, os veículos da montadora têm sido vistos como verdadeiros ícones da franquia.

5. Embora tivesse sido submetida a várias mudanças de propriedade na década de 1970, as coisas não pareciam melhorar para a Aston Martin, o que levou seus executivos a buscarem fundos adicionais. Isso resultou na produção de um número limitado de modelos de luxo.

6. Tudo isso mudou quando a Aston Martin foi adquirida pela Ford Motor Company. As vendas aumentaram dramaticamente após a aquisição e isso mudou positivamente a sua situação financeira. Em 2007, a Ford vendeu a Aston por cerca de US$ 925 milhões a um consórcio de investidores.

7. A Aston Martin fez sua estreia na Fórmula 1 em 1959 com esperanças de alcançar grande sucesso no esporte a motor. Porém, as coisas não correram como planejado, o que eventualmente culminou na sua saída da categoria. Mais de 60 anos depois, a Aston está tendo outra chance na F1 com Sebastian Vettel e Lance Stroll no comando. Será que a marca terá mais sucesso na F1 desta vez?

8. Os carros esportivos da Aston Martin são conhecidos pela velocidade final que apresentam, sendo esta uma das características que mais atraem as pessoas a adquirir esses veículos. Para se ter uma ideia, a maioria dos Aston Martins modernos pode atingir velocidades superiores a 320 km/h!

9. A sigla “DB”, presente em muitos carros da marca, faz alusão ao nome de David Brown, que adquiriu a montadora em 1947. Os 25 anos sob o comando de Brown foram vistos como alguns dos melhores e mais lucrativos períodos da história da Aston Martin.

10. Muitas empresas fabricantes de automóveis em todo o mundo evoluíram para o uso de linhas de produção automatizadas para produzir veículos em grande escala. Entretanto, a Aston Martin adotou uma estratégia diferente neste aspecto, pois a marca evita usar a automação tanto quanto possível. De fato, a empresa costuma se orgulhar do fato de produzir seus carros manualmente para atingir o nível de qualidade que seus clientes desejam.

11. Pequenos hangares são usados para o processo de montagem dos carros, sem falar que a Aston tem mantido a tradição de não instalar linhas de montagem automatizadas. Cada componente do carro é montado manualmente, sem falar que até mesmo as costuras no interior dos veículos são feitas à mão. Como resultado de tanto esforço, este toque pessoal dá uma sensação de exclusividade e luxo ao veículo.

12. Como os Aston Martins são veículos de luxo com preços elevados, não é surpreendente que eles sejam tão desejáveis para as celebridades. Vários nomes da indústria do entretenimento são orgulhosos proprietários de pelo menos um veículo da marca. Algumas das celebridades que já compraram um Aston Martin incluem David Beckham, Halle Berry, Eddie Murphy, Ben Affleck, Elle MacPherson e Steven Spielberg.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Quem inventou os nuggets de frango?

Próximo Artigo

Como conservar bananas maduras por mais tempo?

Postagens Relacionadas