11 Fatos sobre o cosmos que valem a pena saber

O universo certamente é uma vastidão inexplorada. Portanto, conheça aqui algumas curiosidades sobre ele que te deixarão intrigado.

11 – O maior asteroide já identificado pelos astrônomos se chama Ceres e se trata de um baita pedregulho espacial com quase mil quilômetros de diâmetro.

10 – Os cientistas estimam que as pegadas deixadas pelos astronautas das missões Apollo na Lua permanecerão por lá pelos próximos 100 milhões de anos.

09 – As estrelas de nêutrons, um dos possíveis resultados do colapso de estrelas massivas, realizam, em média, 600 rotações por segundo.

08 – O maior vulcão do Sistema Solar se encontra em Marte.

Ele se chama Monte Olimpo, conta com mais de 600 quilômetros de diâmetro e, até onde se sabe, se trata de um vulcão extinto.

07 – Os astronautas “residentes” na Estação Espacial Internacional testemunham por volta de 15 amanheceres e 15 pores do sol todos os dias.

06 – O Planeta Vermelho também é lar do maior sistema de cânions do Sistema Solar.

Chamado Valles Marineris, ele tem mais de quatro mil quilômetros de extensão, 200 km de largura e tem mais de sete quilômetros de profundidade.

Formação estelar

05 – Os terráqueos já enviaram sondas, naves ou exploradores a todos os planetas do Sistema Solar. Incluindo os planetas-anões Plutão e Ceres, e também a algumas luas dos nossos vizinhos.

http://molcci.com.br/fatos-curiosos-e-fascinantes-sobre-o-nosso-espaco/

04 – Falando em luas, Ganimedes, principal satélite natural de Júpiter, é a maior lua do Sistema Solar.

Se não orbitasse ao redor do gigante gasoso, esse astro seria considerado um planeta, já que ele é inclusive maior do que Mercúrio.

03 – E, voltando a falar de Mercúrio, levantamentos realizados por meio da sonda espacial MESSENGER — de Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging —, da NASA, apontaram que ele ainda está “encolhendo”, ou seja, sua superfície ainda está em contração desde a formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos.

02 – Saturno não é o único planeta com anéis no Sistema Solar. Urano, Júpiter e Netuno também contam com esses “adereços”, apesar de eles não serem tão viçosos e belos quanto os do Senhor dos Anéis da nossa vizinhança.

01 – Em 2014, a rota da Estação Espacial Internacional teve que ser alterada três vezes para evitar que ela fosse atingida por lixo espacial se movendo ao redor da Terra a mais de 25 mil quilômetros por hora.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior

7 Curiosidades sobre o espaço que ninguém conhece

Próximo Artigo

Pimenta rosa: o que é, benefícios para a saúde e como consumir

Postagens Relacionadas