http://molcci.com.br/10-curiosidades-do-basquete-pelo-mundo-e-no-brasil/

10 Curiosidades do basquete pelo mundo e no Brasil

O basquete é um esporte que entretêm diversas pessoas. Neste post, você encontrará diversas curiosidades do basquete que com certeza irão te surpreender.

1) O Brasil foi o primeiro país da América Latina a praticar o basquete, em 1896. Mas a modalidade havia sido criada cinco anos antes pelo professor canadense James Naismith, que dava aulas no colégio da ACM (Associação Cristã de Moços), em Springfield, Massachussets (EUA).

2) O Maior cestinha do basquete brasileiro, o ala Oscar Schmidt disputou 326 partidas pela seleção brasileira e marcou 7.693 pontos, média de 23,5 por partida.

3) O placar mais alto em uma partida de basquete aconteceu em um jogo internacional de veteranos nos Jogos Asiáticos-1982, mas quando o Iraque venceu o Iêmen por 251 a 33, em Nova Déli, na Índia.

4)  Os EUA obtiveram 11 medalhas de ouro em 13 torneios de basquete masculino disputados em olimpíadas. Nas duas vezes em que não ganharam, foram prata (em Munique-1972) e bronze (Seul-88). Ao todo, foram 100 vitórias e apenas três derrotas.

5) O basquete é um dos esportes mais praticados no mundo, com cerca de 300 milhões de adeptos. Pois atualmente, mais de 170 países estão filiados à Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA), entidade máxima da modalidade.

6) Os países mais tradicionais na modalidade são Rússia (ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e os Estados Unidos.

Mas no feminino, a hegemonia das duas nações em Campeonatos Mundiais chega a impressionar, tendo sido quebrada apenas pelo Brasil, em 1994, e Austrália, em 2006.

Curiosidades do basquete pelo mundo

São seis títulos para as norte-americanas e sete para as soviéticas. Já no masculino, os dois países ganham mais um concorrente: a ex-Iugoslávia, mas o maior vencedora do Campeonato Mundial com cinco títulos, contra três da ex-União Soviética e dos Estados Unidos. 

7) O armador brasileiro Leandrinho, do Phoenix Suns, foi eleito o melhor reserva da temporada 2006-2007 da NBA. 

8) Até o começo da década de 1990, os Estados Unidos disputavam as competições internacionais com suas equipes amadoras, compostas por atletas universitários. A estréia do time profissional aconteceu em 92, quando os norte-americanos conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha.

A equipe, na ocasião, tornou-se mundialmente conhecida como “Dream Team” (Time dos Sonhos, em inglês), pois reunia estrelas como Larry Bird, Magic Johnson, Michael Jordan e Scottie Pippen, entre outros. Essa seleção é até hoje considerada a melhor da história da modalidade. 

9) Em jogos olímpicos, o predomínio é dos Estados Unidos. Sao 12 medalhas de ouro, contra duas da ex-União Soviética e apenas uma da antiga Iugoslávia.

10) Oscar Schmidt, o maior nome da história do esporte no Brasil, afirma ter marcado 49.737 pontos em 1.615 jogos, alcançando uma média de 30,7 por partida (o que lhe garantiria a marca de maior pontuador da história do basquete mundial).

No entanto, a informação é contestada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), que não considera os pontos de algumas competições disputadas pelo “Mão Santa”.

E então, sabia todas estas coisas?

Vamos aprender, sempre! Conhecimento é sempre bem vindo. Lembre-se de deixar a sua opinião nos comentários e se tiver mais alguma curiosidade para compartilhar, estamos ansiosos para saber.

Total
1
Shares
Artigo Anterior
http://molcci.com.br/algoritmo!-afinal-de-contas,-o-que-e-isso/

Algoritmo! Afinal de contas, o que é isso

Próximo Artigo

Você sabe o que ocorre em seu corpo quando leva um susto?

Postagens Relacionadas